Baixo São Francisco

Agricultores de Penedo precisam se inscrever para receber sementes do Programa Planta Alagoas

O horário de atendimento é das 7h30 até as 13h30, com inscrição no local até sexta-feira, 21 de fevereiro.

Por 7Segundos com Assessoria 17/02/2025 14h02
Agricultores de Penedo precisam se inscrever para receber sementes do Programa Planta Alagoas
De acordo com a Seagri Alagoas, cada inscrito terá acesso a um saco de semente por cultura - Foto: Ascom

O trabalhador rural em atividade no município de Penedo que quiser ter acesso ao programa de distribuição gratuita de sementes de milho e feijão precisa ir até a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola (SEMDAGRO).

O setor da Prefeitura de Penedo disponível para orientar e formalizar a inscrição de agricultores familiares, associações e cooperativas no Planta Alagoas está situado na rodovia AL 110, próximo ao antigo Ginásio do Sesi, complexo esportivo onde funciona a Secretaria Municipal de Educação.

O horário de atendimento é das 7h30 até as 13h30, com inscrição no local até sexta-feira, 21 de fevereiro. Quem optar por se inscrever diretamente no site do Planta Alagoas ( www.plantaalagoas.al.gov.br ) tem até o próximo domingo, 23, para formalizar o pedido.

No ano passado, o Planta Alagoas entregou em Penedo quase duas toneladas (1955 kg) de sementes de feijão carioca (feijão de arranca), variedade de maior valor comercial.

A parceria do Governo de Alagoas com a Prefeitura de Penedo colocou ainda mais 675 quilos de semente de feijão de corda nas roças da zona rural do município, além de 2.660 (dois mil e seiscentos e sessenta) quilos de sementes de milho.

Os agricultores familiares precisam procurar as respectivas entidades representativas ou a Semdagro – nomenclatura atual para a Secretaria de Agricultura – para realizar o cadastro, apresentando a seguinte documentação:

Declaração de Aptidão ao Pronaf/DAP ou Cadastro Nacional da Agricultura Familiar/CAF

Assentados da reforma agrária e integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e indígenas que não possuem DAP ou CAF será aceita a comprovação de beneficiário da reforma agrária através da Relação de Beneficiários (RB) ou declaração do INCRA/ITERAL, desde que inscrito no Cadastro Único (CadÚnico)

Agricultores familiares de comunidades quilombolas sem DAP devem apresentar o documento declaratório expedido pela Fundação Cultural Palmares que a aptidão

Para acampados será aceita declaração dos Movimentos Sociais da Reforma Agrária, validadas pelo ITERAL, desde que inscritos no Cadastro Único (CadÚnico)

Para agricultores familiares de comunidades indígenas, que não possuam DAP, será aceita a Declaração Indígena emitida pela FUNAI

De acordo com a Seagri Alagoas, cada inscrito terá acesso a um saco de semente por cultura e, no máximo, duas culturas distintas a escolher entre as opções: milho (sacaria de 10 kg), feijão de corda (sacaria de 5 kg) e feijão de arranca (sacaria de 5 kg).