Prefeitura realiza mutirão para combater importunação sexual contra mulheres em bares de Arapiraca
Objetivo é levar políticas de conscientização para locais onde casos de assédio são mais frequentes
Construir uma cidade mais segura e igualitária para as mulheres arapiraquenses é uma das prioridades da gestão do prefeito Luciano Barbosa. Por isso, neste fim de semana, a Prefeitura, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Políticas Públicas para a Mulher e Defesa Social, com apoio da Patrulha Maria da Penha, realizou uma Blitz Consciente em bares e restaurantes do município.
O projeto mobilizou equipes dos três órgãos em uma ação que consistiu na promoção de informações e conscientização sobre a importância de combater a importunação sexual contra as mulheres. Bares e restaurantes são ambientes de lazer e convivência onde todos devem se sentir seguros, principalmente mulheres.
“Vivemos em uma sociedade que ainda normaliza o comportamento de homens que acham que têm o direito de abordar ou tocar uma mulher sem consentimento, especialmente em espaços que envolvem a comercialização de bebidas alcóolicas, como bares e restaurantes, por isso é fundamental que preparemos estas mulheres para identificar estes casos e nos ajudar a punir seus agressores com mais eficiência”, explica a secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Marília Albuquerque.
Neste sentido, o trabalho realizado pela Prefeitura destaca-se não somente na assessoria jurídica prestada a vítimas de assédio sexual, mas também no combate e prevenção destes casos. O objetivo é direcionar campanhas de conscientização para grupos que vivenciam e testemunham diariamente este tipo de importunação, como as próprias mulheres e até mesmo profissionais que trabalham em bares e restaurantes.
O município Arapiraca possui uma rede de apoio disponível para acolher e proteger as mulheres por meio de órgãos como a Delegacia da Mulher e o Espaço Viva Mulher, serviço gratuito da gestão municipal, composto por advogada, assistente social e psicóloga. É importante ressaltar que, em casos de violência, é possível também denunciar nos números 190, 180 ou 181.
Últimas notícias
Aos 95 anos, Tony Tornado relembra relação com Arlete Salles e fala sobre preconceito racial
Delegado Leonam aciona polícia após ameaças e incêndio que feriu cadela em Maceió
Acidente entre motos deixa mulher ferida em Porto Calvo
Após solicitação durante fiscalização, Caio Bebeto aciona Alurb e área escolar é revitalizada
Secretário Luiz Rogério receberá título de Cidadão Honorário de Maceió
Deputada Cibele Moura comemora avanço do projeto do piso salarial dos farmacêuticos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
