Prefeitura realiza mutirão para combater importunação sexual contra mulheres em bares de Arapiraca
Objetivo é levar políticas de conscientização para locais onde casos de assédio são mais frequentes

Construir uma cidade mais segura e igualitária para as mulheres arapiraquenses é uma das prioridades da gestão do prefeito Luciano Barbosa. Por isso, neste fim de semana, a Prefeitura, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Políticas Públicas para a Mulher e Defesa Social, com apoio da Patrulha Maria da Penha, realizou uma Blitz Consciente em bares e restaurantes do município.
O projeto mobilizou equipes dos três órgãos em uma ação que consistiu na promoção de informações e conscientização sobre a importância de combater a importunação sexual contra as mulheres. Bares e restaurantes são ambientes de lazer e convivência onde todos devem se sentir seguros, principalmente mulheres.
“Vivemos em uma sociedade que ainda normaliza o comportamento de homens que acham que têm o direito de abordar ou tocar uma mulher sem consentimento, especialmente em espaços que envolvem a comercialização de bebidas alcóolicas, como bares e restaurantes, por isso é fundamental que preparemos estas mulheres para identificar estes casos e nos ajudar a punir seus agressores com mais eficiência”, explica a secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Marília Albuquerque.
Neste sentido, o trabalho realizado pela Prefeitura destaca-se não somente na assessoria jurídica prestada a vítimas de assédio sexual, mas também no combate e prevenção destes casos. O objetivo é direcionar campanhas de conscientização para grupos que vivenciam e testemunham diariamente este tipo de importunação, como as próprias mulheres e até mesmo profissionais que trabalham em bares e restaurantes.
O município Arapiraca possui uma rede de apoio disponível para acolher e proteger as mulheres por meio de órgãos como a Delegacia da Mulher e o Espaço Viva Mulher, serviço gratuito da gestão municipal, composto por advogada, assistente social e psicóloga. É importante ressaltar que, em casos de violência, é possível também denunciar nos números 190, 180 ou 181.
Últimas notícias

Atlas da Violência 2025 aponta as cidades mais violentas de Alagoas; dados preocupam

Multidão celebra o Dia das Mães em grande evento promovido pela Prefeitura de Girau do Ponciano

Mulheres morrem atropeladas durante caminhada na AL-210, em Cajueiro

Jovem é preso por estupro de vulnerável contra adolescente em Palmeira dos índios

MGM do Milhão: o maior jackpot do Brasil

Maragogi lança projeto Conectando Saberes para fortalecer educação ambiental
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
