Marx Beltrão apresenta projeto que estabelece, em definitivo, taxa zero para o PIX
Há cerca de 1 mês, diante das desinformações que envolveram uma suposta taxação do PIX, o governo publicou uma medida provisória que reforçava a não taxação
O deputado federal Marx Beltrão (PP) protocolou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que proíbe “a cobrança de qualquer tipo de taxa, tarifa, imposto, encargo financeiro ou contribuição sobre as transações financeiras realizadas por meio do sistema de pagamento instantâneo PIX, administrado pelo Banco Central do Brasil”.
“Desde sua implantação pelo Banco Central, o PIX tem se mostrado uma solução eficiente para transferências e pagamentos, reduzindo custos para consumidores e pequenos empreendedores. A imposição de tributos ou tarifas sobre sua utilização prejudicaria milhões de brasileiros, especialmente os de baixa renda, além de impactar negativamente o comércio e a economia digital”, diz um trecho do projeto do parlamentar alagoano.
Há cerca de 1 mês, diante das desinformações que envolveram uma suposta taxação do PIX, o governo publicou uma medida provisória que reforçava a não taxação e a proteção dos dados em transações via Pix. A norma impedia a cobrança de valores adicionais para pagamentos pelo sistema e estabelece regras de sigilo bancário. O prazo de vigência da MP é de 60 dias, prorrogável uma vez por igual período.
“Aí está a questão: não podemos ficar à mercê de uma Medida Provisória em um tema de tamanha relevância quanto este. Somente uma lei vai, de uma vez por todas, garantir taxa zero para o PIX. Vamos nos esforçar para debater e aprovar esta proposta, protegendo milhares de brasileiros usuários deste sistema de pagamentos”, reiterou Marx.
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
