Marx Beltrão apresenta projeto que estabelece, em definitivo, taxa zero para o PIX
Há cerca de 1 mês, diante das desinformações que envolveram uma suposta taxação do PIX, o governo publicou uma medida provisória que reforçava a não taxação
O deputado federal Marx Beltrão (PP) protocolou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que proíbe “a cobrança de qualquer tipo de taxa, tarifa, imposto, encargo financeiro ou contribuição sobre as transações financeiras realizadas por meio do sistema de pagamento instantâneo PIX, administrado pelo Banco Central do Brasil”.
“Desde sua implantação pelo Banco Central, o PIX tem se mostrado uma solução eficiente para transferências e pagamentos, reduzindo custos para consumidores e pequenos empreendedores. A imposição de tributos ou tarifas sobre sua utilização prejudicaria milhões de brasileiros, especialmente os de baixa renda, além de impactar negativamente o comércio e a economia digital”, diz um trecho do projeto do parlamentar alagoano.
Há cerca de 1 mês, diante das desinformações que envolveram uma suposta taxação do PIX, o governo publicou uma medida provisória que reforçava a não taxação e a proteção dos dados em transações via Pix. A norma impedia a cobrança de valores adicionais para pagamentos pelo sistema e estabelece regras de sigilo bancário. O prazo de vigência da MP é de 60 dias, prorrogável uma vez por igual período.
“Aí está a questão: não podemos ficar à mercê de uma Medida Provisória em um tema de tamanha relevância quanto este. Somente uma lei vai, de uma vez por todas, garantir taxa zero para o PIX. Vamos nos esforçar para debater e aprovar esta proposta, protegendo milhares de brasileiros usuários deste sistema de pagamentos”, reiterou Marx.
Últimas notícias

Greve parcial na NAV Brasil pode gerar impactos pontuais no turismo em Alagoas

Médico diz que Bolsonaro está ‘fragilizado’: ‘Tem comido menos do que gostaríamos’

Nova Areninha da parte alta de Maceió amplia oportunidades de esporte e lazer no Antares

Idoso sofre fratura na clavícula após motocicleta colidir em caminhão, na Serraria

Confira os pontos de bloqueio para o Desfile da Emancipação de Alagoas

Prefeito autoriza construção da orla da Praia de São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
