Combate à brucelose pela Prefeitura de Penedo atende agricultores de baixa renda na Ilha São Pedro
A campanha de vacinação contra brucelose em Penedo atende orientação da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal)

A vacinação do rebanho bovino contra a brucelose em Penedo vai até onde o pecuarista de baixa renda cria seu gado, campanha que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola (Semdagro) leva até o agricultor familiar sem qualquer custo.
Sem pagar pela vacina que custa atualmente cerca de R$ 85,00 e nem pelo serviço do médico veterinário, o produtor só precisa solicitar o atendimento na pasta que continua sendo conhecida por seu nome mais popular: Secretaria de Agricultura.
Com os dados em mãos, a equipe liderada por José Mota (um dos veterinários da Semdagro) se prepara para mais um dia no campo, assistência que nesta quinta-feira, 27, aconteceu na Ilha São Pedro.
Equipamentos colocados no barco a motor pilotado por Humberto Leite – um dos produtores atendidos -, em menos de 15 minutos todos desembarcam para a primeira etapa da vacinação.
No curral de José Ananias dos Santos, três bezerras foram vacinadas contra brucelose. Presas com corda, Alvorada, Paquinha e Pintassilga ficam inquietas, bravas. Até parece que sabem que tem algo reservador para elas e que vai doer.
Enquanto o veterinário prepara a vacina, Ananias coloca a bezerra em posição de receber a dose, contando com ajuda dos auxiliares da Semdagro. Feita a aplicação, a fêmea com idade de 3 a 8 meses recebe ainda uma marca, procedimento que confirma a imunização.
“Nós aplicamos 2 mls em cada animal e marcamos com ferro do ano 2025, com o número que é o do final do ano, na face esquerda de cada bezerra para possibilitar um controle melhor da quantidade de fêmeas vacinadas. Além disso, futuramente, o dono do animal vai ter uma segurança maior para negociar porque houve a vacinação, segurança que também vale para quem quer comprar, é uma vantagem para todos”, explica o veterinário Zé Mota, como todos o conhecem.
Profissional habilitado para fazer a vacinação contra brucelose e com larga experiência na sua área de atuação, ele alerta que a doença gera muitos prejuízos aos pecuaristas, tanto para os que criam para produzir leite, quanto para quem direciona ao abate/produção de carne.
“Entre os problemas causados pela brucelose no gado estão o aborto e a infertilidade. Imagine isso para um pequeno produtor que tem um rebanho de 10 a 20 animais? O prejuízo é grande e nós estamos à disposição para ajudar a combater essa doença que também afeta o ser humano, causando artrites e também infertilidade”, informa o veterinário da Prefeitura de Penedo.
Encerrada o trabalho nas bezerras de Ananias, a equipe volta ao barco e sobe o rio, até alcançar o acesso da propriedade de Humberto Mendonça Leite. Ainda estamos na Ilha São Pedro, agora sob a sombra generosa de uma mangueira, enquanto as bezerras são tocadas para o curral.
Humberto tem dez vacas e um boi reprodutor, criação que rende cerca de 50 litros de leite por dia, uma das fontes de renda da família que também planta milho para melhorar a ração do gado.
Humberto usa seu barco que tem o nome da ilha onde reside para fazer o transporte da equipe da Semdagro, desde o porto em Penedo até a propriedade do vizinho e agora na sua, onde cinco bezerras foram vacinadas.
“E se o senhor precisasse pagar por esse serviço?”, pergunta o repórter. “Rapaz, ia dá um bocado de dinheiro porque só para vir até aqui eles querem uns 300 reais, fora a vacina”, responde, referindo-se ao custo do serviço especializado. “E pra acertar ainda é difícil, até pela dificuldade de encontrar quem tem condições de fazer a vacina”, acrescenta Humberto.
Trabalho realizado com sucesso, a equipe da Prefeitura de Penedo recebe os agradecimentos e frutas colhidas na hora, goiaba, caju e coco verde. De volta à beira do rio São Francisco, todos retornam ao porto do Barro Vermelho, encerrando mais um dia de trabalho no campo.
A campanha de vacinação contra brucelose em Penedo atende orientação da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e está disponível, de forma gratuita, para criadores de baixa renda em Penedo.
“O pequeno produtor só precisa ir na Secretaria de Agricultura, solicitar a vacina e preencher um cadastro para que a gente possa programar a visita da nossa equipe. É importante também que os pequenos produtores se unam e façam um pedido para a mesma comunidade porque é preciso ter de 8 a 15 bezerras para vacinar na mesma data, isso facilita o nosso serviço, evita perda de vacina e o rebanho fica protegido, é bom pra todo mundo”, ressalta o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrícola Valdinho Monteiro.
A Semdagro está localizada na rodovia AL 110, saída de Penedo para Igreja Nova, perto do antigo Ginásio do SESI, atendendo ao público no horário entre 7h30 e 13h30.
Últimas notícias

Sesau assegura a transferência de mais um bebê cardiopata para realizar cirurgia em Recife

Mulher fica ferida ao ser atingida com capacete por companheira na Santa Lúcia

Programa de planejamento reprodutivo do Cria já inseriu mais de 1.350 DIUs em Alagoas

Ataque russo com drones em hospital militar e prédios deixa dois mortos e 30 feridos na Ucrânia

Corpo de jovem de 22 anos com marcas de tiros é encontrado por trás de shopping em Maceió

Homem é agredido por populares após ferir esposa com arma branca na Ponta Grossa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
