Secretaria de Agricultura vai implantar vitrine tecnológica no Sertão
Iniciativa vai apresentar diversidade em culturas orgânicas adaptadas ao clima do semiárido alagoano
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) vai implantar uma vitrine tecnológica demonstrativa de hortaliças no espaço do Centro Xingó, em Piranhas. A ação é uma parceria da Seagri com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para apresentar aos agricultores familiares do Sertão a eficiência de hortaliças no semiárido alagoano.
Para avaliar a área e a estrutura do Centro Xingó, a Seagri e a Embrapa realizaram uma missão na região e conheceram o espaço demonstrativo de tecnologias sociais de baixo custo. A visita possibilitou que os técnicos das duas instituições analisassem o solo e a viabilidade da implantação de uma vitrine tecnológica, com a diversidade de culturas como melão e tomate.
A vitrine tecnológica vai apresentar ao agricultor familiar sertanejo que, com a união da tecnologia social e do melhoramento genético, é possível ter acesso ao desenvolvimento de um produto orgânico e de qualidade. E isso irá corresponder a uma eficiência na produção de hortaliças na região.
A gestora do Centro Xingó, Juliana Fernandes, destacou o fortalecimento da parceria entre a Seagri e a Embrapa para beneficiar os agricultores familiares do Sertão, estudantes e técnicos.
“Com a implantação dessa vitrine tecnológica no Centro Xingó, os agricultores familiares, estudantes e técnicos poderão ver que com o uso de tecnologias sociais, tecnologias de baixo carbono e melhoramento genético é possível ter uma eficiência produtiva”, ressaltou Juliana Fernandes. A missão também visitou alguns agricultores familiares em comunidades rurais dos municípios de Palmeira dos Índios; Arapiraca; Olho d’Água do Casado; Delmiro Gouveia e Lagoa da Canoa.
Oportunidade de cultivo e renda
Morador da comunidade Canafístula Frei Damião, em Palmeira dos Índios, o agricultor familiar Carlos Dias é um dos agricultores que fazem parte da pesquisa da Embrapa. O agricultor sustenta a família com a renda vinda da produção sustentável e comercialização de frutas e hortaliças na região. Ele e sua esposa, Keila Pinto, são acompanhados pela Embrapa Hortaliças e utilizam a tecnologia de cultivo protegido para a produção de pitaya, melão, tomate, entre outros.
A Seagri vai entregar um kit de irrigação ao produtor para possibilitar um aumento na sua produção, garantindo um ajuste na preparação do solo e qualidade dos produtos.
“Quero agradecer ao nosso governador Paulo Dantas e à Seagri pelo cuidado com os pequenos agricultores. Para nós, produtores aqui do Semiárido, é muito importante receber esse kit de irrigação, porque vamos conseguir ampliar e diversificar a nossa produção. Trabalhar com a irrigação é fundamental para desenvolver e ter um bom desempenho das nossas hortaliças e frutas, garantindo a qualidade”, disse Carlos Dias.
Já o agricultor familiar, Cícero Robério, da comunidade rural Lagoa da Vaca, localizada em Olho d’Água do Casado, enfatizou a sua expectativa em aumentar a sua produção com o apoio do kit de irrigação. “A minha expectativa é muito boa, porque o kit vai ajudar no aumento da produção e reduzir o nosso custo. Receber esse kit vai dar mais orgulho para a gente poder trabalhar e mostrar que aqui nessa terra tem como produzir com qualidade”, destacou Cícero Robério.
Sobrevivência e esperança
O Programa de Irrigação do Governo de Alagoas possibilita que o pequeno agricultor familiar tenha a oportunidade de fortalecer e impulsionar a sua produção, de forma sustentável, garantindo a sua subsistência e geração de renda.
Os kits de irrigação distribuídos pela Seagri trazem uma esperança para o agricultor familiar que não têm recursos adaptados para a sua produção, principalmente na região do Semiárido alagoano. Com o auxílio do kit, a união entre o calor e a água, grandes protagonistas para uma safra de qualidade, colabora para a diversificação de culturas orgânicas, aumento da produção e estabilidade da geração de renda para as famílias.
“A Seagri está caminhando junto com a Embrapa para desenvolver a agricultura irrigada no Sertão alagoano e demonstrar para os pequenos agricultores sertanejos que com a combinação da irrigação e o melhoramento genético é possível desenvolver as culturas no entorno da região semiárida de Alagoas”, disse Joelmir Farias.
Estiveram presentes na missão Seagri e Embrapa no Sertão, o superintendente de Irrigação, Joelmir Farias; a gerente de Irrigação da Seagri, Fabiana Torres, e a engenheira agrônoma da Embrapa Hortaliças, Flavia Teixeira.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
