Governo zera alíquota de importação da carne e outros alimentos
Veja a lista!
O governo federal anunciou, nesta quinta-feira (6), uma série de medidas para tentar conter a alta no preço dos alimentos, que vem impactando diretamente a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Entre as medidas, o governo anunciou que vai zerar a alíquota de importação de uma série de alimentos. São eles:
> Carne: com tarifa hoje de 10,8%;
> Café: atualmente em 9%;
> Açúcar: 14%;
> Milho: 7,2%;
> Oleo de girassol: 9%;
> Azeite de oliva: 9%;
> Sardinha: 32%;
> Biscoitos: 16,2%;
> Massas alimentícias: 14,4%.
O fim das alíquotas de importação sobre esses produtos ainda precisa ser aprovado pela Câmara de Comércio Exterior (Camex).
Segundo o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), as novas regras devem ser aprovadas em “questão de dias”, após o envio da nota técnica.
“São todas medidas para reduzir preço, para que o cidadão possa manter o poder de compra. Isso acaba estimulando o comércio e a economia. O governo está abrindo mão de imposto para favorecer a redução de preço”, disse Alckmin.
Outras medidas
As outras medidas envolvem focar o novo Plano Safra para o financiamento de produtos da cesta básica, o reforço do estoque regulador da Conab – garantindo oferta e estabilidade – e questões regulatórias, como a aceleração da implantação do sistema sanitário municipalizado.
São nesses pontos que são fiscalizados itens como leite, ovos e mel para que possam ser vendidos em todo o país.
Últimas notícias
Falta de leitos de maternidade desafia rede pública de saúde em Arapiraca
Alagoas fica entre os piores estados em qualidade de energia sob concessão da Equatorial, aponta ranking
PoderData: para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro
Homem é flagrado com faca durante abordagem policial em Maribondo
Homem com mandado de prisão em aberto é capturado na Canafístula, Arapiraca
Drogas são encontradas em imóveis abandonados em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
