MPF pede suspensão das atividades de extração de areia em Feliz Deserto
Medida busca prevenir danos ambientais e proteger a segurança dos moradores da região
O Ministério Público Federal (MPF) pediu a suspensão das atividades de extração de areia em Feliz Deserto (AL) até que sejam esclarecidos os impactos à infraestrutura local.
A recomendação foi enviada, nessa quarta-feira (12), à Braskem, à Agência Nacional de Mineração (ANM), ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) e à Prefeitura de Feliz Deserto. A medida busca prevenir danos ambientais e também proteger a segurança dos moradores da região.
Segundo o órgão, a empresa e as demais instituições têm 5 dias para informar ao MPF se atenderão à recomendação e quais as providências serão adotadas.
O MPF realizou a ação devido a denúncias de que a extração de areia na região, mesmo licenciada, estaria causando rachaduras em imóveis, danos a estradas e impactos ambientais.
O órgão também exigiu que a Braskem utilize a areia por meio de fontes legalizadas e com o menor impacto ambiental possível, conforme o acordo firmado com o MPF, em dezembro de 2020.
Vistorias e perícias
Também foi enviado um ofício à Defesa Civil Estadual solicitando a realização de inspeções conjuntas com a Defesa Civil Municipal de Feliz Deserto nos imóveis do Loteamento Paraíso do Sul, com o objetivo de verificar rachaduras e riscos estruturais. O prazo para a resposta é de 30 dias.
Ainda de acordo com o MPF, o setor de perícia vai realizar perícia técnica e avaliar os impactos da extração de areia no Rio Canduípe.
O órgão também investiga se o processo de licenciamento ambiental considerou a dimensão da operação e o volume de areia extraído, avaliando se as medidas compensatórias previstas foram adequadas para mitigar os impactos ao meio ambiente.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
