MPF pede suspensão das atividades de extração de areia em Feliz Deserto
Medida busca prevenir danos ambientais e proteger a segurança dos moradores da região
O Ministério Público Federal (MPF) pediu a suspensão das atividades de extração de areia em Feliz Deserto (AL) até que sejam esclarecidos os impactos à infraestrutura local.
A recomendação foi enviada, nessa quarta-feira (12), à Braskem, à Agência Nacional de Mineração (ANM), ao Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) e à Prefeitura de Feliz Deserto. A medida busca prevenir danos ambientais e também proteger a segurança dos moradores da região.
Segundo o órgão, a empresa e as demais instituições têm 5 dias para informar ao MPF se atenderão à recomendação e quais as providências serão adotadas.
O MPF realizou a ação devido a denúncias de que a extração de areia na região, mesmo licenciada, estaria causando rachaduras em imóveis, danos a estradas e impactos ambientais.
O órgão também exigiu que a Braskem utilize a areia por meio de fontes legalizadas e com o menor impacto ambiental possível, conforme o acordo firmado com o MPF, em dezembro de 2020.
Vistorias e perícias
Também foi enviado um ofício à Defesa Civil Estadual solicitando a realização de inspeções conjuntas com a Defesa Civil Municipal de Feliz Deserto nos imóveis do Loteamento Paraíso do Sul, com o objetivo de verificar rachaduras e riscos estruturais. O prazo para a resposta é de 30 dias.
Ainda de acordo com o MPF, o setor de perícia vai realizar perícia técnica e avaliar os impactos da extração de areia no Rio Canduípe.
O órgão também investiga se o processo de licenciamento ambiental considerou a dimensão da operação e o volume de areia extraído, avaliando se as medidas compensatórias previstas foram adequadas para mitigar os impactos ao meio ambiente.
Últimas notícias
Polícia conclui inquérito envolvendo vereador de Dois Riachos preso por ameaçar dona de bar
[Vídeo] Homem invade igreja no Barro Duro e furta notebook durante a madrugada
Homem é preso por agredir e tentar sufocar a esposa no bairro Vergel do Lago
Ex-funcionário é alvo de operação por desviar R$ 281 mil de patrão idoso
Caio Bebeto diz que saúde é a pior pasta do Estado e afirma que setor 'vive na UTI'
Homem é preso em Maceió suspeito de fotografar mulheres dormindo de roupas íntimas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
