Assassinato de mulher em Delmiro Gouveia expõe preconceito contra pessoas com transtornos psiquiátricos
Em nota, psicóloga do CAPS Dr. Gaudêncio critica estigmatização e cobra mais empatia da sociedade
A morte de Rosineide Maria da Conceição, de 50 anos, paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), trouxe à tona não apenas a escalada da violência, mas também o preconceito que pessoas com transtornos psiquiátricos enfrentam diariamente. A tragédia, ocorrida na madrugada deste sábado (22), gerou grande comoção e um alerta sobre a vulnerabilidade desse público.
Rosineide foi assassinada a tiros após um desentendimento com um vizinho. Em nota, a psicóloga Dra. Valéria, responsável pelo CAPS Dr. Gaudêncio, lamentou o crime e fez um desabafo sobre o desprezo social por aqueles que sofrem com transtornos mentais. “Pensam: ‘Ah, olha lá, a doida do CAPS chegou!’ Muitos estigmas!!!!”, escreveu a profissional, destacando a marginalização dessas pessoas.
No texto, a médica ressaltou que os usuários do CAPS fazem parte da sociedade, trabalham, votam, compram e vendem, mas ainda são vistos como indesejáveis. “A vida ficou banalizada e, se essa vida estiver em sofrimento psíquico, então, quanto preconceito e estigma essa pessoa carrega”, pontuou.
Dra. Valéria também questionou a falta de solidariedade e empatia diante da violência contra grupos vulneráveis. “Onde foi parar a solidariedade, a empatia, o cuidado, o amor pelo ser humano?”, indagou, reforçando a necessidade de uma sociedade mais acolhedora e menos excludente.
A nota do CAPS Dr. Gaudêncio encerra com uma citação da renomada psiquiatra Nise da Silveira: “O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito.”
O caso segue sob investigação, e o assassinato de Rosineide reacende o debate sobre a necessidade de políticas públicas mais efetivas para garantir a segurança e a dignidade das pessoas em sofrimento psíquico.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
