Assassinato de mulher em Delmiro Gouveia expõe preconceito contra pessoas com transtornos psiquiátricos
Em nota, psicóloga do CAPS Dr. Gaudêncio critica estigmatização e cobra mais empatia da sociedade

A morte de Rosineide Maria da Conceição, de 50 anos, paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), trouxe à tona não apenas a escalada da violência, mas também o preconceito que pessoas com transtornos psiquiátricos enfrentam diariamente. A tragédia, ocorrida na madrugada deste sábado (22), gerou grande comoção e um alerta sobre a vulnerabilidade desse público.
Rosineide foi assassinada a tiros após um desentendimento com um vizinho. Em nota, a psicóloga Dra. Valéria, responsável pelo CAPS Dr. Gaudêncio, lamentou o crime e fez um desabafo sobre o desprezo social por aqueles que sofrem com transtornos mentais. “Pensam: ‘Ah, olha lá, a doida do CAPS chegou!’ Muitos estigmas!!!!”, escreveu a profissional, destacando a marginalização dessas pessoas.
No texto, a médica ressaltou que os usuários do CAPS fazem parte da sociedade, trabalham, votam, compram e vendem, mas ainda são vistos como indesejáveis. “A vida ficou banalizada e, se essa vida estiver em sofrimento psíquico, então, quanto preconceito e estigma essa pessoa carrega”, pontuou.
Dra. Valéria também questionou a falta de solidariedade e empatia diante da violência contra grupos vulneráveis. “Onde foi parar a solidariedade, a empatia, o cuidado, o amor pelo ser humano?”, indagou, reforçando a necessidade de uma sociedade mais acolhedora e menos excludente.
A nota do CAPS Dr. Gaudêncio encerra com uma citação da renomada psiquiatra Nise da Silveira: “O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito.”
O caso segue sob investigação, e o assassinato de Rosineide reacende o debate sobre a necessidade de políticas públicas mais efetivas para garantir a segurança e a dignidade das pessoas em sofrimento psíquico.
Últimas notícias

“Mais do que internação compulsória, precisamos de qualificação e empregos à população em situação de rua”, diz Leonardo Dias

Secretaria de Cultura divulga resultado do edital para pareceristas da Aldir Blanc

Carlos Alberto, comandante do 10º Batalhão de Palmeira fala sobre a morte de adolescente em perseguição policial

Polícia Científica lança campanha contra o assédio moral e sexual entre servidores

Tia Júlia participa de reuniões na AMA e recebe apoio do senador Renan Calheiros para Palmeira

Tia Júlia participa do lançamento da cartilha orientativa para contratação de artistas na AMA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
