Assassinato de mulher em Delmiro Gouveia expõe preconceito contra pessoas com transtornos psiquiátricos
Em nota, psicóloga do CAPS Dr. Gaudêncio critica estigmatização e cobra mais empatia da sociedade

A morte de Rosineide Maria da Conceição, de 50 anos, paciente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), trouxe à tona não apenas a escalada da violência, mas também o preconceito que pessoas com transtornos psiquiátricos enfrentam diariamente. A tragédia, ocorrida na madrugada deste sábado (22), gerou grande comoção e um alerta sobre a vulnerabilidade desse público.
Rosineide foi assassinada a tiros após um desentendimento com um vizinho. Em nota, a psicóloga Dra. Valéria, responsável pelo CAPS Dr. Gaudêncio, lamentou o crime e fez um desabafo sobre o desprezo social por aqueles que sofrem com transtornos mentais. “Pensam: ‘Ah, olha lá, a doida do CAPS chegou!’ Muitos estigmas!!!!”, escreveu a profissional, destacando a marginalização dessas pessoas.
No texto, a médica ressaltou que os usuários do CAPS fazem parte da sociedade, trabalham, votam, compram e vendem, mas ainda são vistos como indesejáveis. “A vida ficou banalizada e, se essa vida estiver em sofrimento psíquico, então, quanto preconceito e estigma essa pessoa carrega”, pontuou.
Dra. Valéria também questionou a falta de solidariedade e empatia diante da violência contra grupos vulneráveis. “Onde foi parar a solidariedade, a empatia, o cuidado, o amor pelo ser humano?”, indagou, reforçando a necessidade de uma sociedade mais acolhedora e menos excludente.
A nota do CAPS Dr. Gaudêncio encerra com uma citação da renomada psiquiatra Nise da Silveira: “O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com outra. O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito.”
O caso segue sob investigação, e o assassinato de Rosineide reacende o debate sobre a necessidade de políticas públicas mais efetivas para garantir a segurança e a dignidade das pessoas em sofrimento psíquico.
Últimas notícias

Motociclista fica gravemente ferido após colisão na Av. Durval de Góes Monteiro, em Maceió

Três pessoas ficam presas às ferragens de carro em acidente na BR-101, em Joaquim Gomes

Segundo suspeito de estuprar homem em Dois Riachos é preso no interior de Pernambuco

Governo de Alagoas lança núcleo para combater a desinformação e promover educação midiática

Afastamento da prefeita Tia Júlia se deu devido à realização de check-up médico, informa assessoria

Em evento em Sergipe, Marcelo Beltrão apresenta experiências que marcaram a Educação de Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
