Agreste

Luciano destaca participação popular e controle social na qualidade da merenda escolar em Arapiraca

Membros do Conselho da Merenda Escolar tomaram posse na tarde desta quarta-feira (26)

Por 7Segundos com Assessoria 26/03/2025 16h04 - Atualizado em 26/03/2025 16h04
Luciano destaca participação popular e controle social na qualidade da merenda escolar em Arapiraca
Durante a cerimônia, o prefeito Luciano Barbosa destacou a importância de cada conselheiro - Foto: Ascom

Em cerimônia realizada na Sala de Reuniões do Centro Administrativo Municipal, no final da tarde desta quarta-feira (26), o prefeito Luciano Barbosa e a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, deram posse aos membros titulares e suplentes do Conselho da Merenda Escolar de Arapiraca.

O ato de posse marca o fortalecimento do trabalho e da articulação do poder público com diferentes setores da sociedade, com o propósito de promover avanços significativos na segurança alimentar nas escolas e centros de educação infantil (creches) da rede municipal de ensino.

O Conselho é formado por representantes do poder público, União das Associações de Moradores do Agreste Alagoano (Unamaa), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Remanescentes de Quilombos da Vila Pau d’Arco, Associação do Agreste, representantes dos pais e mães da rede pública municipal de ensino e dos profissionais da Educação de Arapiraca.

O órgão consultivo e deliberativo é uma instância fundamental para a formulação e monitoramento de políticas públicas que assegurem o pleno direito à alimentação de qualidade aos alunos e alunas da rede municipal de ensino de Arapiraca.

Durante a cerimônia, o prefeito Luciano Barbosa destacou a importância de cada conselheiro e da relevância do controle social na fiscalização da merenda nas escolas e creches onde estão matriculadas mais de 32 mil crianças.

“Desde o nosso primeiro mandato como prefeito que descentralizamos os recursos para a compra da merenda e da manutenção das unidades de ensino. Levamos esse exemplo para o governo estadual, quando fui secretário de Educação. A atuação do conselho é primordial e ajuda a desburocratizar os trâmites administrativos, como também no fomento da economia local onde cada unidade de ensino está inserida”, afirmou o prefeito.