Arapiraca avança em sustentabilidade com lançamento de edital para coleta seletiva porta a porta
Projeto vai beneficiar mais de 70 catadores e reduzir em até 32% a quantidade de material reciclável no aterro sanitário
O município de Arapiraca está dando um grande passo em direção a uma comunidade mais ecológica e saudável. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, a Prefeitura lançou um edital de chamamento público para contratação de serviços de coleta seletiva porta a porta.
O objetivo do projeto é ampliar a coleta seletiva, de forma gradativa, e levar o serviço para um modelo porta a porta, ao invés de contar somente com pontos de entrega voluntária distribuídos pela cidade. O edital visa estabelecer termos de colaboração entre a Gestão Municipal e organizações civis, como associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
No primeiro ano, o projeto atenderá 12 mil residências distribuídas entre os bairros Primavera, Padre Antônio Lima Neto, Alto do Cruzeiro, Caititus, Jardim de Maria e Bom Sucesso, que representa 15% do total de domicílios do município. Segundo o superintendente de Meio Ambiente, Fellipe Barbosa, a meta é universalizar o serviço em até 7 anos, incluindo zona urbana e rural.
“O investimento inicial da Prefeitura beneficiará diretamente mais de 70 catadores de materiais recicláveis, fortalecendo a economia local, gerando economia para os cofres públicos, com relação à coleta de rejeitos, e resultando em um impacto ambiental significativo. Estima-se que a iniciativa reduzirá em até 32% a quantidade de material reciclável enviado ao aterro sanitário”, explica o superintendente.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Thomaz Barbosa, além da sustentabilidade e economia, o programa também tem um caráter social importante, pois está alinhado com outras ações desenvolvidas pela Prefeitura, como a construção de dezenas de casas na comunidade Mangabeiras.
“Juntas, estas iniciativas promovem a inclusão socioprodutiva dos catadores do município e criam condições para sua mobilidade social e econômica. Desta forma, conseguimos avançar na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, contribuindo para um mundo mais sustentável e menos poluído, sem deixar de lado a inclusão socioeconômica da comunidade”, finaliza.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
