Arapiraca avança em sustentabilidade com lançamento de edital para coleta seletiva porta a porta
Projeto vai beneficiar mais de 70 catadores e reduzir em até 32% a quantidade de material reciclável no aterro sanitário
O município de Arapiraca está dando um grande passo em direção a uma comunidade mais ecológica e saudável. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, a Prefeitura lançou um edital de chamamento público para contratação de serviços de coleta seletiva porta a porta.
O objetivo do projeto é ampliar a coleta seletiva, de forma gradativa, e levar o serviço para um modelo porta a porta, ao invés de contar somente com pontos de entrega voluntária distribuídos pela cidade. O edital visa estabelecer termos de colaboração entre a Gestão Municipal e organizações civis, como associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
No primeiro ano, o projeto atenderá 12 mil residências distribuídas entre os bairros Primavera, Padre Antônio Lima Neto, Alto do Cruzeiro, Caititus, Jardim de Maria e Bom Sucesso, que representa 15% do total de domicílios do município. Segundo o superintendente de Meio Ambiente, Fellipe Barbosa, a meta é universalizar o serviço em até 7 anos, incluindo zona urbana e rural.
“O investimento inicial da Prefeitura beneficiará diretamente mais de 70 catadores de materiais recicláveis, fortalecendo a economia local, gerando economia para os cofres públicos, com relação à coleta de rejeitos, e resultando em um impacto ambiental significativo. Estima-se que a iniciativa reduzirá em até 32% a quantidade de material reciclável enviado ao aterro sanitário”, explica o superintendente.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Thomaz Barbosa, além da sustentabilidade e economia, o programa também tem um caráter social importante, pois está alinhado com outras ações desenvolvidas pela Prefeitura, como a construção de dezenas de casas na comunidade Mangabeiras.
“Juntas, estas iniciativas promovem a inclusão socioprodutiva dos catadores do município e criam condições para sua mobilidade social e econômica. Desta forma, conseguimos avançar na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, contribuindo para um mundo mais sustentável e menos poluído, sem deixar de lado a inclusão socioeconômica da comunidade”, finaliza.
Últimas notícias
Ministro do TSE rejeita recurso que pede cassação de Jorge Seif
Associação repudia ameaças e vandalismo em Conselho Tutelar de Maceió
Cibele Moura recebe Conselho Regional de Farmácia e debate piso salarial da categoria
Moradores bloqueiam AL-101 Norte em protesto por falta de água em Riacho Doce
Facção presta homenagens a suspeito morto em confronto com a Polícia Militar em Alagoas
Governo acerta pagamento de R$ 1,69 bilhão em emendas de anos anteriores
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
