Arapiraca avança em sustentabilidade com lançamento de edital para coleta seletiva porta a porta
Projeto vai beneficiar mais de 70 catadores e reduzir em até 32% a quantidade de material reciclável no aterro sanitário
O município de Arapiraca está dando um grande passo em direção a uma comunidade mais ecológica e saudável. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, a Prefeitura lançou um edital de chamamento público para contratação de serviços de coleta seletiva porta a porta.
O objetivo do projeto é ampliar a coleta seletiva, de forma gradativa, e levar o serviço para um modelo porta a porta, ao invés de contar somente com pontos de entrega voluntária distribuídos pela cidade. O edital visa estabelecer termos de colaboração entre a Gestão Municipal e organizações civis, como associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
No primeiro ano, o projeto atenderá 12 mil residências distribuídas entre os bairros Primavera, Padre Antônio Lima Neto, Alto do Cruzeiro, Caititus, Jardim de Maria e Bom Sucesso, que representa 15% do total de domicílios do município. Segundo o superintendente de Meio Ambiente, Fellipe Barbosa, a meta é universalizar o serviço em até 7 anos, incluindo zona urbana e rural.
“O investimento inicial da Prefeitura beneficiará diretamente mais de 70 catadores de materiais recicláveis, fortalecendo a economia local, gerando economia para os cofres públicos, com relação à coleta de rejeitos, e resultando em um impacto ambiental significativo. Estima-se que a iniciativa reduzirá em até 32% a quantidade de material reciclável enviado ao aterro sanitário”, explica o superintendente.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Thomaz Barbosa, além da sustentabilidade e economia, o programa também tem um caráter social importante, pois está alinhado com outras ações desenvolvidas pela Prefeitura, como a construção de dezenas de casas na comunidade Mangabeiras.
“Juntas, estas iniciativas promovem a inclusão socioprodutiva dos catadores do município e criam condições para sua mobilidade social e econômica. Desta forma, conseguimos avançar na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, contribuindo para um mundo mais sustentável e menos poluído, sem deixar de lado a inclusão socioeconômica da comunidade”, finaliza.
Últimas notícias
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Governo doa terreno para construção de 400 casas populares em Murici
Renan Filho deve lançar pré-candidatura ao governo de AL ao lado de Lula
Suspeito de assediar mulheres é agredido por populares após ser detido pela Guarda Municipal em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
