Arapiraca avança em sustentabilidade com lançamento de edital para coleta seletiva porta a porta
Projeto vai beneficiar mais de 70 catadores e reduzir em até 32% a quantidade de material reciclável no aterro sanitário
O município de Arapiraca está dando um grande passo em direção a uma comunidade mais ecológica e saudável. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, a Prefeitura lançou um edital de chamamento público para contratação de serviços de coleta seletiva porta a porta.
O objetivo do projeto é ampliar a coleta seletiva, de forma gradativa, e levar o serviço para um modelo porta a porta, ao invés de contar somente com pontos de entrega voluntária distribuídos pela cidade. O edital visa estabelecer termos de colaboração entre a Gestão Municipal e organizações civis, como associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
No primeiro ano, o projeto atenderá 12 mil residências distribuídas entre os bairros Primavera, Padre Antônio Lima Neto, Alto do Cruzeiro, Caititus, Jardim de Maria e Bom Sucesso, que representa 15% do total de domicílios do município. Segundo o superintendente de Meio Ambiente, Fellipe Barbosa, a meta é universalizar o serviço em até 7 anos, incluindo zona urbana e rural.
“O investimento inicial da Prefeitura beneficiará diretamente mais de 70 catadores de materiais recicláveis, fortalecendo a economia local, gerando economia para os cofres públicos, com relação à coleta de rejeitos, e resultando em um impacto ambiental significativo. Estima-se que a iniciativa reduzirá em até 32% a quantidade de material reciclável enviado ao aterro sanitário”, explica o superintendente.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Thomaz Barbosa, além da sustentabilidade e economia, o programa também tem um caráter social importante, pois está alinhado com outras ações desenvolvidas pela Prefeitura, como a construção de dezenas de casas na comunidade Mangabeiras.
“Juntas, estas iniciativas promovem a inclusão socioprodutiva dos catadores do município e criam condições para sua mobilidade social e econômica. Desta forma, conseguimos avançar na implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, contribuindo para um mundo mais sustentável e menos poluído, sem deixar de lado a inclusão socioeconômica da comunidade”, finaliza.
Últimas notícias
Forças do DF se reúnem para definir estratégia em caminhada de Nikolas
PCAL prende suspeito de homicídio ocorrido em São Sebastião
Prefeito Carlos anuncia Festival de Verão de Rio Largo com atrações nacionais e Camarote Acessível
Homem é vítima de roubo de celular no Centro de Arapiraca
Homem é baleado em tentativa de homicídio em Arapiraca
PM recupera motocicleta roubada horas após crime em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
