Descoberta da Nasa pode 'comprovar' o dia em que Jesus foi crucificado
Colin Humphreys e W. Graeme Waddington defendem que o fenômeno descrito nos Evangelhos, pode estar relacionado a um eclipse lunar

Uma teoria sugerida por pesquisadores da Universidade de Oxford e reforçada por dados da NASA traz novas perspectivas sobre o que pode ter ocorrido no céu durante a crucificação de Jesus Cristo.
Colin Humphreys e W. Graeme Waddington defendem que o fenômeno descrito nos Evangelhos, como o escurecimento do sol e a lua tingida de vermelho, pode estar relacionado a um eclipse lunar ocorrido na sexta-feira, 3 de abril de 33 d.C., data associada por muitos estudiosos à morte de Jesus.
Segundo a NASA, análises de modelos astronômicos indicam que um eclipse lunar, responsável por dar à lua uma coloração avermelhada, seria visível em Jerusalém logo após o pôr do sol.
“Textos cristãos mencionam que a lua se transformou em sangue após a crucificação de Jesus — possivelmente se referindo a um eclipse lunar”, explicou a agência, que mapeou o evento nos anos 1990. A descoberta também está sendo discutida nas redes sociais, destacada em veículos como o New York Post.
Os pesquisadores apontam que essa interpretação reforça passagens bíblicas de forte apelo profético, como a citação do apóstolo Pedro em Atos 2:20: “O sol se transformará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor.” Outros textos antigos, como o apócrifo Relatório de Pilatos, também relatam fenômenos similares: “Na sua crucificação, o sol escureceu; as estrelas apareceram, e em todo o mundo acenderam lâmpadas desde a sexta hora até a tarde; a lua parecia sangue.”
Para Humphreys e Waddington, a convergência entre os dados astronômicos e os relatos bíblicos não apenas esclarece os eventos do dia da crucificação, mas também oferece uma interpretação científica para as descrições dos Evangelhos.
“Essa pesquisa ajuda a juntar as peças”, argumentam os estudiosos, reforçando que o apagão descrito em Mateus 27:45, Marcos e Lucas se alinha ao eclipse registrado. A teoria, embora fascinante, permanece como uma possibilidade entre outras hipóteses sobre os fenômenos associados à data.
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento

Seduc oferta 575 vagas de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
