Na Europa: Artesã representa Penedo em evento internacional de bordado
Em parceria com a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, o evento reúne artesãs, artistas, especialistas e entusiastas do universo dos fios de todo o mundo
Tem bordado penedense brilhando em solo europeu. A artesã Francisca Lessa participa do evento internacional da UNESCO Entre Fios – Vida, Memórias, Bordando a Criatividade, que acontece até a próxima sexta (09), na cidade de Castelo Branco, em Portugal. Ela leva ao encontro o trabalho realizado pela Associação Pontos E Contos.
Em parceria com a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, o evento reúne artesãs, artistas, especialistas e entusiastas do universo dos fios de todo o mundo, celebrando a tradição e a criatividade do bordado.
Apesar de ser reconhecida como Cidade Criativa do Cinema, Penedo foi convidada a participar do evento pela cidade de João Pessoa, na Paraíba, única representante brasileira reconhecida pela UNESCO na categoria Artesanato e Arte Popular.
Segundo Marielza Rodriguez Targino, gestora do Programa de Artesanato Paraibano (PAP), do Governo do Estado da Paraíba, o convite se estendeu ao município alagoano por conta da riqueza e da alta qualidade de seu bordado.
“A cidade de Penedo possui um bordado único, finíssimo, de rara qualidade e beleza, sem contar, também, no trabalho social que é realizado com as artesãs da cidade, em especial, as que fazem parte da Associação Pontos E Contos”, afirmou a gestora.
Durante o encontro, as participantes trocam experiências, vivências, saberes e compartilham seus trabalhos com artesãs do mundo todo. A proposta é que os trabalhos nascidos a partir desse intercâmbio percorram as cidades presentes na oficina Entre Fios.
“A participação no evento está sendo ímpar para a Pontos E Contos. Estamos tendo a oportunidade de mostrar o nosso bordado e aprender também com todas as artesãs presentes. Está sendo um momento muito especial. Estamos muito felizes!”, celebrou Francisca Lessa, presidente da Associação Pontos E Contos.
“A participação de Penedo em um evento internacional de intercâmbio da UNESCO é um marco para nossa cultura e para a economia criativa do município. É o reconhecimento do talento dos artesãos e artesãs penedenses e da força do nosso artesanato como expressão identitária e como atividade econômica. A prefeitura tem trabalhado para garantir visibilidade, valorização e oportunidades para quem vive da arte e da tradição”, disse Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa.
A cidade de Castelo Branco, Portugal, passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2024, justamente por sua forte tradição no bordado. O fio de seda utilizado é fiado e tingido na própria cidade, a partir do cultivo do bicho-da-seda que se alimenta das folhas de amoreiras da região.
Além de Francisca Lessa, três bordadeiras paraibanas também participam do evento: Euridice Honorato (Alagoa Grande), Antônia do Nascimento Marinho (Juarez Távora) e Laisa Pereira (João Pessoa).
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
