Na Europa: Artesã representa Penedo em evento internacional de bordado
Em parceria com a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, o evento reúne artesãs, artistas, especialistas e entusiastas do universo dos fios de todo o mundo
Tem bordado penedense brilhando em solo europeu. A artesã Francisca Lessa participa do evento internacional da UNESCO Entre Fios – Vida, Memórias, Bordando a Criatividade, que acontece até a próxima sexta (09), na cidade de Castelo Branco, em Portugal. Ela leva ao encontro o trabalho realizado pela Associação Pontos E Contos.
Em parceria com a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, o evento reúne artesãs, artistas, especialistas e entusiastas do universo dos fios de todo o mundo, celebrando a tradição e a criatividade do bordado.
Apesar de ser reconhecida como Cidade Criativa do Cinema, Penedo foi convidada a participar do evento pela cidade de João Pessoa, na Paraíba, única representante brasileira reconhecida pela UNESCO na categoria Artesanato e Arte Popular.
Segundo Marielza Rodriguez Targino, gestora do Programa de Artesanato Paraibano (PAP), do Governo do Estado da Paraíba, o convite se estendeu ao município alagoano por conta da riqueza e da alta qualidade de seu bordado.
“A cidade de Penedo possui um bordado único, finíssimo, de rara qualidade e beleza, sem contar, também, no trabalho social que é realizado com as artesãs da cidade, em especial, as que fazem parte da Associação Pontos E Contos”, afirmou a gestora.
Durante o encontro, as participantes trocam experiências, vivências, saberes e compartilham seus trabalhos com artesãs do mundo todo. A proposta é que os trabalhos nascidos a partir desse intercâmbio percorram as cidades presentes na oficina Entre Fios.
“A participação no evento está sendo ímpar para a Pontos E Contos. Estamos tendo a oportunidade de mostrar o nosso bordado e aprender também com todas as artesãs presentes. Está sendo um momento muito especial. Estamos muito felizes!”, celebrou Francisca Lessa, presidente da Associação Pontos E Contos.
“A participação de Penedo em um evento internacional de intercâmbio da UNESCO é um marco para nossa cultura e para a economia criativa do município. É o reconhecimento do talento dos artesãos e artesãs penedenses e da força do nosso artesanato como expressão identitária e como atividade econômica. A prefeitura tem trabalhado para garantir visibilidade, valorização e oportunidades para quem vive da arte e da tradição”, disse Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa.
A cidade de Castelo Branco, Portugal, passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2024, justamente por sua forte tradição no bordado. O fio de seda utilizado é fiado e tingido na própria cidade, a partir do cultivo do bicho-da-seda que se alimenta das folhas de amoreiras da região.
Além de Francisca Lessa, três bordadeiras paraibanas também participam do evento: Euridice Honorato (Alagoa Grande), Antônia do Nascimento Marinho (Juarez Távora) e Laisa Pereira (João Pessoa).
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
