Baixo São Francisco

Na Europa: Artesã representa Penedo em evento internacional de bordado

Em parceria com a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, o evento reúne artesãs, artistas, especialistas e entusiastas do universo dos fios de todo o mundo

Por 7segundos com assessoria 07/05/2025 19h07 - Atualizado em 07/05/2025 19h07
Na Europa: Artesã representa Penedo em evento internacional de bordado
Artesãs penedenses - Foto: Ascom

Tem bordado penedense brilhando em solo europeu. A artesã Francisca Lessa participa do evento internacional da UNESCO Entre Fios – Vida, Memórias, Bordando a Criatividade, que acontece até a próxima sexta (09), na cidade de Castelo Branco, em Portugal. Ela leva ao encontro o trabalho realizado pela Associação Pontos E Contos.

Em parceria com a Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, o evento reúne artesãs, artistas, especialistas e entusiastas do universo dos fios de todo o mundo, celebrando a tradição e a criatividade do bordado.

Apesar de ser reconhecida como Cidade Criativa do Cinema, Penedo foi convidada a participar do evento pela cidade de João Pessoa, na Paraíba, única representante brasileira reconhecida pela UNESCO na categoria Artesanato e Arte Popular.

Segundo Marielza Rodriguez Targino, gestora do Programa de Artesanato Paraibano (PAP), do Governo do Estado da Paraíba, o convite se estendeu ao município alagoano por conta da riqueza e da alta qualidade de seu bordado.

“A cidade de Penedo possui um bordado único, finíssimo, de rara qualidade e beleza, sem contar, também, no trabalho social que é realizado com as artesãs da cidade, em especial, as que fazem parte da Associação Pontos E Contos”, afirmou a gestora.

Durante o encontro, as participantes trocam experiências, vivências, saberes e compartilham seus trabalhos com artesãs do mundo todo. A proposta é que os trabalhos nascidos a partir desse intercâmbio percorram as cidades presentes na oficina Entre Fios.

“A participação no evento está sendo ímpar para a Pontos E Contos. Estamos tendo a oportunidade de mostrar o nosso bordado e aprender também com todas as artesãs presentes. Está sendo um momento muito especial. Estamos muito felizes!”, celebrou Francisca Lessa, presidente da Associação Pontos E Contos.

“A participação de Penedo em um evento internacional de intercâmbio da UNESCO é um marco para nossa cultura e para a economia criativa do município. É o reconhecimento do talento dos artesãos e artesãs penedenses e da força do nosso artesanato como expressão identitária e como atividade econômica. A prefeitura tem trabalhado para garantir visibilidade, valorização e oportunidades para quem vive da arte e da tradição”, disse Jair Galvão, secretário de Turismo e Economia Criativa.

A cidade de Castelo Branco, Portugal, passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2024, justamente por sua forte tradição no bordado. O fio de seda utilizado é fiado e tingido na própria cidade, a partir do cultivo do bicho-da-seda que se alimenta das folhas de amoreiras da região.

Além de Francisca Lessa, três bordadeiras paraibanas também participam do evento: Euridice Honorato (Alagoa Grande), Antônia do Nascimento Marinho (Juarez Távora) e Laisa Pereira (João Pessoa).