Polícia

Atlas da Violência 2025 aponta as cidades mais violentas de Alagoas; dados preocupam

Arapiraca, por exemplo, tem se destacado negativamente nos últimos anos por registrar um crescimento expressivo da violência letal, principalmente entre jovens

Por 7segundos com assessoria 12/05/2025 20h08 - Atualizado em 12/05/2025 22h10
Atlas da Violência 2025 aponta as cidades mais violentas de Alagoas; dados preocupam
CIdade de Arapiraca - Foto: Ascom

O novo levantamento do Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12), traz um alerta grave para Alagoas: a cidade mais violenta do estado segue com índices alarmantes de homicídios, superando inclusive a média estadual de 35,3 mortes por 100 mil habitantes e a nacional, que é de 21,2.

Embora o Atlas não traga no infográfico geral os dados específicos por município, relatórios anteriores e projeções de órgãos de segurança indicam que cidades como Arapiraca, União dos Palmares, Delmiro Gouveia e Maceió estão entre as mais críticas em número absoluto e proporcional de homicídios.

Arapiraca, por exemplo, tem se destacado negativamente nos últimos anos por registrar um crescimento expressivo da violência letal, principalmente entre jovens. Já Maceió, por ser a capital, concentra boa parte dos casos de homicídios, impulsionada por conflitos em áreas periféricas e pela atuação de facções criminosas.

Jovens negros e periferias são os mais atingidos

Assim como em outros pontos do estado, o perfil das vítimas se repete: homens jovens, negros, moradores das periferias e com baixa escolaridade. A falta de oportunidades, a ausência do Estado em áreas vulneráveis e a guerra do tráfico contribuem diretamente para a escalada da violência.