Tempo

Número de desabrigados e desalojados sobe para 3 mil em Alagoas; risco de deslizamentos continua

Apesar da tendência de diminuição das chuvas em relação aos últimos dias, o solo permanece bastante encharcado em diversas áreas

Por 7Segundos 22/05/2025 11h11 - Atualizado em 22/05/2025 11h11
Número de desabrigados e desalojados sobe para 3 mil em Alagoas; risco de deslizamentos continua
A previsão é de chuva - Foto: Canva Pro

O governo de Alagoas atualizou na manhã desta quinta-feira (22), o número de desabrigados e desalojados em decorrência das fortes chuvas. Até o momento, o estado contabiliza 3.170 pessoas afetadas, sendo São Luís do Quitunde um dos municípios mais impactados, com quase 2 mil vítimas.

Foto: Reprodução

Na noite de ontem, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) reclassificou o alerta máximo para estado de atenção, diante da previsão de redução no volume de chuvas nas próximas horas nas regiões de Maceió, Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco.

De acordo com a Semarh-AL, a atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera sobre o Oceano Atlântico, na costa leste do Nordeste, continua favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva. O escoamento em baixos níveis mantém a possibilidade de chuvas moderadas no estado.

Apesar da tendência de diminuição das chuvas em relação aos últimos dias, o solo permanece bastante encharcado em diversas áreas, mantendo o risco de elevação no nível de pequenos córregos e riachos, além de alagamentos em locais com falhas no sistema de drenagem urbana.

O elevado risco de deslizamentos de terra permanece, principalmente em áreas de encosta. A Defesa Civil segue monitorando a situação e reforça o alerta para que a população evite áreas de risco.

Em casos de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.