MPF e DPU atuam para proteger indígenas Kariri Xocó expulsos de área homologada
Famílias foram retiradas sem ordem judicial de fazenda em Porto Real do Colégio e tiveram bens destruídos
O Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) atuam para garantir os direitos da comunidade Kariri Xocó, expulsa da Fazenda São Bento, localizada em terra indígena homologada no município de Porto Real do Colégio, em Alagoas.
A retirada ocorreu sem ordem judicial e sem oficial de Justiça, segundo os órgãos, configurando ação ilegal. Além da expulsão, os indígenas tiveram plantações e bens queimados. Os prejuízos somam cerca de R$ 90 mil.
MPF e DPU tentaram intermediar um acordo que garantisse, ao menos, a permanência temporária das famílias em parte da área. Ficou definido que os animais serão transferidos para outro local, com apoio da Polícia Institucional do MPF.
A tentativa de conciliação foi conduzida em reuniões na sede do MPF em Arapiraca, com participação da Funai, Polícia Federal, Polícia Militar, além de representantes indígenas e não indígenas.
A Funai informou que a decisão judicial usada pelos posseiros para justificar a ação contraria o direito constitucional dos povos indígenas ao usufruto exclusivo da terra. O MPF reforça que qualquer medida deve ocorrer por vias legais, com atuação do Judiciário.
A Terra Indígena Kariri Xocó abriga cerca de 3.500 pessoas e já foi alvo de outras ações de proteção. O MPF e a DPU seguem acompanhando o caso.
Últimas notícias
Nova Orla do Porto de Maceió tem mais de 70% dos serviços concluídos
Vídeo mostra momento em que jovem é atropelado a caminho de entrevista de emprego em Maceió
Foragido da Justiça é preso escondido no forro de casa na Barra Nova
Dois homens são presos armados e com cocaína em bar do município de São Luís do Quitunde
Deputado Daniel Barbosa lança livro com reflexões sobre desenvolvimento e justiça social
Saiba quem são os três membros de facção mortos em confronto com a polícia no Antares
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
