Estudantes de fisioterapia concluem estágio no HEA com apresentação de casos clínicos
Atividade de encerramento contou com a apresentação de casos clínicos atendidos pelos próprios estagiários
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) concluiu o período de estágio supervisionado com estudantes do Curso de Fisioterapia do Campus Arapiraca da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau). Ao todo, 18 alunos participaram da experiência, com foco na reabilitação de pacientes internados nas enfermarias da unidade hospitalar.
A atividade de encerramento contou com a apresentação de casos clínicos atendidos pelos próprios estagiários, como parte do trabalho de conclusão da experiência prática no hospital. As exposições foram acompanhadas por fisioterapeutas da instituição, que integram a equipe de supervisão do estágio: Luzia Santos e Elizangela Maria, sob a coordenação do fisioterapeuta Glaucio Guedes.
“Foi um momento muito rico de troca de conhecimento. Os alunos conseguiram expressar as experiências vividas, e nós percebemos o quanto eles evoluíram durante o estágio. Muitos pacientes também apresentaram melhora funcional graças à atuação conjunta dos plantonistas com os estagiários”, destacou Luzia, que é fisioterapeuta especialista em terapia intensiva.
Com atuação voltada à prática hospitalar, os estudantes participaram da rotina da enfermaria e interagiram com toda a equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais.
“Cada turma tem seu perfil, e esse contato com diferentes profissionais amplia a visão dos alunos sobre o cuidado em saúde. Essa convivência transforma a formação”, acrescentou Luzia.

Com apoio da equipe de supervisão em fisioterapia do HEA, universitários vivenciaram a rotina hospitalar e contribuíram para a reabilitação de pacientes neurológicos. Foto: Tony Medeiros/Ascom HEA
Traçando Nova Rota
Para João Paulo Pereira, de 22 anos, estudante do 9º período do Curso de Fisioterapia, o estágio no HEA foi decisivo para traçar uma nova rota de escolha profissional.
“Eu tinha receio do ambiente hospitalar, mas esta visão mudou depois daqui. Pode até ser que mude minha trajetória. Hoje, penso seriamente em seguir na área hospitalar. Foi gratificante poder mostrar os resultados do trabalho de estágio e ver os profissionais elogiarem o que fizemos, confirmando que estamos no caminho certo”, relatou.
Últimas notícias
Prefeita autoriza construção de nova creche em São Luís do Quitunde
Secult divulga resultado final da análise de mérito do Prêmio Carnaval 2026
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso
JHC destaca parceria com Lula para transformações sociais em Maceió
Procon Maceió orienta consumidores atingidos pela liquidação do Will Bank
Mulher invade chácara repetidas vezes e responde por perseguição em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
