Estudantes de fisioterapia concluem estágio no HEA com apresentação de casos clínicos
Atividade de encerramento contou com a apresentação de casos clínicos atendidos pelos próprios estagiários
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) concluiu o período de estágio supervisionado com estudantes do Curso de Fisioterapia do Campus Arapiraca da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau). Ao todo, 18 alunos participaram da experiência, com foco na reabilitação de pacientes internados nas enfermarias da unidade hospitalar.
A atividade de encerramento contou com a apresentação de casos clínicos atendidos pelos próprios estagiários, como parte do trabalho de conclusão da experiência prática no hospital. As exposições foram acompanhadas por fisioterapeutas da instituição, que integram a equipe de supervisão do estágio: Luzia Santos e Elizangela Maria, sob a coordenação do fisioterapeuta Glaucio Guedes.
“Foi um momento muito rico de troca de conhecimento. Os alunos conseguiram expressar as experiências vividas, e nós percebemos o quanto eles evoluíram durante o estágio. Muitos pacientes também apresentaram melhora funcional graças à atuação conjunta dos plantonistas com os estagiários”, destacou Luzia, que é fisioterapeuta especialista em terapia intensiva.
Com atuação voltada à prática hospitalar, os estudantes participaram da rotina da enfermaria e interagiram com toda a equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais.
“Cada turma tem seu perfil, e esse contato com diferentes profissionais amplia a visão dos alunos sobre o cuidado em saúde. Essa convivência transforma a formação”, acrescentou Luzia.

Com apoio da equipe de supervisão em fisioterapia do HEA, universitários vivenciaram a rotina hospitalar e contribuíram para a reabilitação de pacientes neurológicos. Foto: Tony Medeiros/Ascom HEA
Traçando Nova Rota
Para João Paulo Pereira, de 22 anos, estudante do 9º período do Curso de Fisioterapia, o estágio no HEA foi decisivo para traçar uma nova rota de escolha profissional.
“Eu tinha receio do ambiente hospitalar, mas esta visão mudou depois daqui. Pode até ser que mude minha trajetória. Hoje, penso seriamente em seguir na área hospitalar. Foi gratificante poder mostrar os resultados do trabalho de estágio e ver os profissionais elogiarem o que fizemos, confirmando que estamos no caminho certo”, relatou.
Últimas notícias
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
