Estudantes de fisioterapia concluem estágio no HEA com apresentação de casos clínicos
Atividade de encerramento contou com a apresentação de casos clínicos atendidos pelos próprios estagiários
O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) concluiu o período de estágio supervisionado com estudantes do Curso de Fisioterapia do Campus Arapiraca da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau). Ao todo, 18 alunos participaram da experiência, com foco na reabilitação de pacientes internados nas enfermarias da unidade hospitalar.
A atividade de encerramento contou com a apresentação de casos clínicos atendidos pelos próprios estagiários, como parte do trabalho de conclusão da experiência prática no hospital. As exposições foram acompanhadas por fisioterapeutas da instituição, que integram a equipe de supervisão do estágio: Luzia Santos e Elizangela Maria, sob a coordenação do fisioterapeuta Glaucio Guedes.
“Foi um momento muito rico de troca de conhecimento. Os alunos conseguiram expressar as experiências vividas, e nós percebemos o quanto eles evoluíram durante o estágio. Muitos pacientes também apresentaram melhora funcional graças à atuação conjunta dos plantonistas com os estagiários”, destacou Luzia, que é fisioterapeuta especialista em terapia intensiva.
Com atuação voltada à prática hospitalar, os estudantes participaram da rotina da enfermaria e interagiram com toda a equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais.
“Cada turma tem seu perfil, e esse contato com diferentes profissionais amplia a visão dos alunos sobre o cuidado em saúde. Essa convivência transforma a formação”, acrescentou Luzia.

Com apoio da equipe de supervisão em fisioterapia do HEA, universitários vivenciaram a rotina hospitalar e contribuíram para a reabilitação de pacientes neurológicos. Foto: Tony Medeiros/Ascom HEA
Traçando Nova Rota
Para João Paulo Pereira, de 22 anos, estudante do 9º período do Curso de Fisioterapia, o estágio no HEA foi decisivo para traçar uma nova rota de escolha profissional.
“Eu tinha receio do ambiente hospitalar, mas esta visão mudou depois daqui. Pode até ser que mude minha trajetória. Hoje, penso seriamente em seguir na área hospitalar. Foi gratificante poder mostrar os resultados do trabalho de estágio e ver os profissionais elogiarem o que fizemos, confirmando que estamos no caminho certo”, relatou.
Últimas notícias
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra ex-assessora de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Considerado um dos políticos mais influentes do país, Arthur Lira recebe Prêmio Excelência Parlamentar 2025
Idoso é encontrado morto dentro de chácara em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
