Marcelo Beltrão defende metas concretas e regime de colaboração no novo Plano Nacional de Educação
O presidente da AMA e prefeito de Coruripe apresentou os dados da Educação do município

O prefeito de Coruripe e presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, foi convidado pela Câmara dos Deputados para contribuir com propostas e ideias para o novo Plano Nacional de Educação (PNE) do período de 2024 a 2034. O PNE foi discutido durante o Seminário Estadual de Alagoas, realizado na tarde desta quinta-feira, dia 03, no Centro Cultural do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), em Maceió.
A participação de Marcelo no seminário marca um momento estratégico para os municípios alagoanos, que já trabalham em um Pacto pela Educação no estado. O Pacto, articulado pela AMA, conta com a participação dos municípios e Estado para elevar os índices de qualidade do ensino em Alagoas, com foco na alfabetização na idade certa e na melhoria dos indicadores de aprendizagem.
Ao lado da diretora de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Educação, Julia Ishikawa; da secretária municipal de Educação de União dos Palmares, Mariana Lucena; e da representante sa Secretaria Estadual de Educação de Alagoas, Sueleide Barbosa, o presidente Beltrão participou da mesa com o tema “Gestão Pública e Implementação do PNE.
Durante sua exposição, Marcelo destacou o caso do município de Coruripe, onde exerce o mandato de prefeito. Em 2023, a cidade atingiu resultados expressivos: 94,1% das crianças foram alfabetizadas na idade adequada e os anos iniciais da rede municipal alcançaram a nota 9,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um das maiores do país.
“O que precisamos é garantir que esse Plano seja concreto e tangível, com metas factíveis, e assim trabalhar em um regime de colaboração nobre, porque o Estado precisa contribuir e nós precisamos seguir avançando. Mas só o fato de estarmos sentando à mesa para discutir já é um ponto primordial para o cumprimento imediato. E o prefeito tem que fazer a sua parte, o secretário de Educação também, os professores, todos os profissionais da educação, porque estamos no mesmo barco, buscando a mesma coisa: a qualidade da educação para o nosso povo”, afirmou o presidente da AMA.

O presidente Marcelo Beltrão também sugeriu que cada município tenha suas metas, respeitando as particularidades de cada região e de cada gestão, mas que, juntos, todos possam alcançar os objetivos nacionais.
“É importante, acima de tudo, que o município possa traçar suas metas anuais para atingir objetivos específicos, com metas mais simples, que possam ser cumpridas, garantindo as etapas de ensino, observando a equidade, a igualdade, mas, acima de tudo, promovendo a aprendizagem”, destacou.
O seminário integra a agenda nacional de debates sobre o novo PNE, que está em tramitação na Câmara dos Deputados por meio do Projeto de Lei nº 2.614/2024, enviado pelo Poder Executivo. A proposta estabelece metas e estratégias para os próximos dez anos da educação brasileira. Para subsidiar a análise da matéria, a Comissão Especial tem promovido encontros com especialistas, gestores públicos, movimentos sociais e profissionais da educação em todos os estados.
O vice-presidente da Comissão Especial, o deputado federal por Alagoas, Rafael Britto, elogiou a participação e agradeceu as contribuições do presidente da AMA.
“Obrigado, Marcelo. É sempre muito importante ouvi-lo. Você, que já foi secretário de Educação algumas vezes, prefeito também, e, para quem não sabe, Coruripe é a cidade com o melhor Ideb do Brasil, o que muito honra Alagoas por esse resultado”, afirmou o deputado.
Últimas notícias

Condutor sofre acidente na rua Estudante José de Oliveira Leite, em Arapiraca

MPAL e DPE entram com Ação Civil Pública por danos morais coletivos contra município de Maceió

Cavalo solto na pista causa acidente na Avenida Josefa de Melo, em Maceió

Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas

Censo Escolar 2025 tem prazo prorrogado e sistema reformulado para facilitar o preenchimento

Seduc oferta 575 vagas de especialização em Gestão Escolar para profissionais da rede estadual
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
