Após novas vistorias, fenômeno relatado por moradores de Penedo ainda não é identificado
O aumenta da temperatura foi notada pelos moradores no dia 4 de julho deste ano.
Uma equipe organizada pela Defesa Civil do município de Penedo realizou, nessa última sexta-feira (11), novas vistorias nos imóveis localizados no bairro Santa Cecília que apresentaram superaquecimento no solo e nas paredes. No entanto, passadas uma semana após o ocorrido, a situação nas residências afetadas continua a aparecer nas estruturas dos imóveis.
Diante disto, os técnicos utilizaram no decorrer da inspeção, análises com detectores de gases. O aumenta da temperatura foi notada pelos moradores no dia 4 de julho deste ano.
De acordo com a Prefeitura de Penedo, um geólogo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), assim como um técnico da Algás, além de outros representantes da Semarh e da Iluminação Pública de Penedo estiveram no local nessa sexta-feira.
Os técnicos afirmaram que, durante a fiscalização, foram utilizados detectores de múltiplos gases, especificamente os GMI GT44 e GasAlert MaxXT II (modelo XT XWHM), que são reconhecidos pela alta precisão técnica.
Entretanto, até o momento, segundo informaram as equipes técnicas, não foi identificada a existência de qualquer gás nocivo ou alarmante na região investigada.
Geraldo Sabino, coordenador da Defesa Civil de Penedo, relatou que na próxima semana novos técnicos realizarão outras vistorias usando novos equipamentos para averiguação do solo.
Ele afirmou ainda, que no dia 4 de julho duas residências foram interditadas preventivamente após relatos de moradores sobre a presença de fumaça saindo do solo além do aquecimento anormal das paredes e piso dos imóveis.
Em decorrência disto, as oito pessoas afetadas com a situação receberam assistência social por meio do aluguel social ofertado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, mas elas optaram por não aceitarem o auxílio.
A prefeitura de Penedo enfatiza que as investigações técnicas vão prosseguir e aguarda a conclusão detalhada das análises laboratoriais realizadas com as amostras coletadas inicialmente pelo geólogo do município em busca de identificar, com exatidão, as causas do fenômeno relacionado.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
