Após novas vistorias, fenômeno relatado por moradores de Penedo ainda não é identificado
O aumenta da temperatura foi notada pelos moradores no dia 4 de julho deste ano.
Uma equipe organizada pela Defesa Civil do município de Penedo realizou, nessa última sexta-feira (11), novas vistorias nos imóveis localizados no bairro Santa Cecília que apresentaram superaquecimento no solo e nas paredes. No entanto, passadas uma semana após o ocorrido, a situação nas residências afetadas continua a aparecer nas estruturas dos imóveis.
Diante disto, os técnicos utilizaram no decorrer da inspeção, análises com detectores de gases. O aumenta da temperatura foi notada pelos moradores no dia 4 de julho deste ano.
De acordo com a Prefeitura de Penedo, um geólogo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), assim como um técnico da Algás, além de outros representantes da Semarh e da Iluminação Pública de Penedo estiveram no local nessa sexta-feira.
Os técnicos afirmaram que, durante a fiscalização, foram utilizados detectores de múltiplos gases, especificamente os GMI GT44 e GasAlert MaxXT II (modelo XT XWHM), que são reconhecidos pela alta precisão técnica.
Entretanto, até o momento, segundo informaram as equipes técnicas, não foi identificada a existência de qualquer gás nocivo ou alarmante na região investigada.
Geraldo Sabino, coordenador da Defesa Civil de Penedo, relatou que na próxima semana novos técnicos realizarão outras vistorias usando novos equipamentos para averiguação do solo.
Ele afirmou ainda, que no dia 4 de julho duas residências foram interditadas preventivamente após relatos de moradores sobre a presença de fumaça saindo do solo além do aquecimento anormal das paredes e piso dos imóveis.
Em decorrência disto, as oito pessoas afetadas com a situação receberam assistência social por meio do aluguel social ofertado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, mas elas optaram por não aceitarem o auxílio.
A prefeitura de Penedo enfatiza que as investigações técnicas vão prosseguir e aguarda a conclusão detalhada das análises laboratoriais realizadas com as amostras coletadas inicialmente pelo geólogo do município em busca de identificar, com exatidão, as causas do fenômeno relacionado.
Últimas notícias
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
