Secdef retoma 3º Festival Estadual da Inclusão em Arapiraca nesta sexta-feira (18)
Atividades tinham sido canceladas por conta das chuvas de maio que castigaram regiões do estado
A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) retoma o 3º Festival Estadual da Inclusão nesta sexta-feira (18). A volta das atividades será em Arapiraca, no Partage Shopping, das 13h às 17 horas. Haverá palestras, apresentações culturais feitas por artistas PcDs e a feira de empreendedorismo de famílias atípicas. O evento faz parte das ações do programa Alagoas Mais Inclusiva.
Desde maio, quando fortes chuvas castigaram o estado, o festival foi suspenso por motivo de segurança, uma vez que havia a impossibilidade de deslocamento das pessoas envolvidas na organização e das que participariam e prestigiariam o evento. A programação seguirá com a retomada das atividades também em Delmiro Gouveia, Penedo, Porto de Pedras e União dos Palmares.
Antes da paralisação, a Secdef deu início às atividades do evento no Maceió Shopping, em Mangabeira. A ação, que visa destacar o talento das pessoas com deficiência, fomentar a inclusão e a diversidade, contou com apresentações musicais, balé, roda de conversa literária e feira de empreendedorismo promovido por famílias atípicas.
Esta ação empreendedora visa expor e comercializar os produtos que os empreendedores PcD produzem, a exemplo de artesanato e culinária. Tereza Nelma ressaltou a importância do evento para promoção do protagonismo PcD.
“A feira visa mostrar que as pessoas com deficiência também são capazes de produzir arte e promover cultura, através de suas potencialidades e seus talentos na arte e na cultura. Neste evento poderemos ver apresentações musicais, de dança e contação de história, feitas por PcDs. O festival é uma verdadeira quebra de paradigmas”, destacou.

Tereza Nelma, Secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef). Foto: Ascom/Secdef
Novidades
O tema do evento “Nada sobre nós, sem arte: protagonismo e cultura inclusiva” foi escolhido tendo como base o lema inclusivo utilizado pelas pessoas com deficiência que diz: “Nada sobre nós, sem nós”. A roda de conversa inclusiva é a novidade do festival e abordará o tema “Educar para incluir, a importância da arte no processo da inclusão”. A roda de conversa contará com a participação de um escritor, empreendedor, psicólogo, assistente social.
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
