Secdef retoma 3º Festival Estadual da Inclusão em Arapiraca nesta sexta-feira (18)
Atividades tinham sido canceladas por conta das chuvas de maio que castigaram regiões do estado
A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) retoma o 3º Festival Estadual da Inclusão nesta sexta-feira (18). A volta das atividades será em Arapiraca, no Partage Shopping, das 13h às 17 horas. Haverá palestras, apresentações culturais feitas por artistas PcDs e a feira de empreendedorismo de famílias atípicas. O evento faz parte das ações do programa Alagoas Mais Inclusiva.
Desde maio, quando fortes chuvas castigaram o estado, o festival foi suspenso por motivo de segurança, uma vez que havia a impossibilidade de deslocamento das pessoas envolvidas na organização e das que participariam e prestigiariam o evento. A programação seguirá com a retomada das atividades também em Delmiro Gouveia, Penedo, Porto de Pedras e União dos Palmares.
Antes da paralisação, a Secdef deu início às atividades do evento no Maceió Shopping, em Mangabeira. A ação, que visa destacar o talento das pessoas com deficiência, fomentar a inclusão e a diversidade, contou com apresentações musicais, balé, roda de conversa literária e feira de empreendedorismo promovido por famílias atípicas.
Esta ação empreendedora visa expor e comercializar os produtos que os empreendedores PcD produzem, a exemplo de artesanato e culinária. Tereza Nelma ressaltou a importância do evento para promoção do protagonismo PcD.
“A feira visa mostrar que as pessoas com deficiência também são capazes de produzir arte e promover cultura, através de suas potencialidades e seus talentos na arte e na cultura. Neste evento poderemos ver apresentações musicais, de dança e contação de história, feitas por PcDs. O festival é uma verdadeira quebra de paradigmas”, destacou.

Tereza Nelma, Secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef). Foto: Ascom/Secdef
Novidades
O tema do evento “Nada sobre nós, sem arte: protagonismo e cultura inclusiva” foi escolhido tendo como base o lema inclusivo utilizado pelas pessoas com deficiência que diz: “Nada sobre nós, sem nós”. A roda de conversa inclusiva é a novidade do festival e abordará o tema “Educar para incluir, a importância da arte no processo da inclusão”. A roda de conversa contará com a participação de um escritor, empreendedor, psicólogo, assistente social.
Últimas notícias
Dólar cai para R$ 5,40 com reunião do Copom e mercado externo
Moraes anula decisão da Câmara que manteve mandato de Zambelli
Michelle Bolsonaro se manifesta após decisão de Moraes sobre Zambelli
Operação da Polícia Civil cumpre mandados e prende quatro pessoas em Alagoas
Pão de Açúcar registra 39ºC e entra na lista das cidades mais quentes do Brasil nesta quinta-feira (11)
Melhores sites para rastrear encomendas: como acompanhar seus pacotes com facilidade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
