Secdef retoma 3º Festival Estadual da Inclusão em Arapiraca nesta sexta-feira (18)
Atividades tinham sido canceladas por conta das chuvas de maio que castigaram regiões do estado
A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) retoma o 3º Festival Estadual da Inclusão nesta sexta-feira (18). A volta das atividades será em Arapiraca, no Partage Shopping, das 13h às 17 horas. Haverá palestras, apresentações culturais feitas por artistas PcDs e a feira de empreendedorismo de famílias atípicas. O evento faz parte das ações do programa Alagoas Mais Inclusiva.
Desde maio, quando fortes chuvas castigaram o estado, o festival foi suspenso por motivo de segurança, uma vez que havia a impossibilidade de deslocamento das pessoas envolvidas na organização e das que participariam e prestigiariam o evento. A programação seguirá com a retomada das atividades também em Delmiro Gouveia, Penedo, Porto de Pedras e União dos Palmares.
Antes da paralisação, a Secdef deu início às atividades do evento no Maceió Shopping, em Mangabeira. A ação, que visa destacar o talento das pessoas com deficiência, fomentar a inclusão e a diversidade, contou com apresentações musicais, balé, roda de conversa literária e feira de empreendedorismo promovido por famílias atípicas.
Esta ação empreendedora visa expor e comercializar os produtos que os empreendedores PcD produzem, a exemplo de artesanato e culinária. Tereza Nelma ressaltou a importância do evento para promoção do protagonismo PcD.
“A feira visa mostrar que as pessoas com deficiência também são capazes de produzir arte e promover cultura, através de suas potencialidades e seus talentos na arte e na cultura. Neste evento poderemos ver apresentações musicais, de dança e contação de história, feitas por PcDs. O festival é uma verdadeira quebra de paradigmas”, destacou.

Tereza Nelma, Secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef). Foto: Ascom/Secdef
Novidades
O tema do evento “Nada sobre nós, sem arte: protagonismo e cultura inclusiva” foi escolhido tendo como base o lema inclusivo utilizado pelas pessoas com deficiência que diz: “Nada sobre nós, sem nós”. A roda de conversa inclusiva é a novidade do festival e abordará o tema “Educar para incluir, a importância da arte no processo da inclusão”. A roda de conversa contará com a participação de um escritor, empreendedor, psicólogo, assistente social.
Últimas notícias
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Mulher de 44 anos é atropelada em Santana do Ipanema e encaminhada ao hospital
Alckmin explica posição do governo contrária a quebra de patentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
