Política

Governadores articulam encontro para debater tarifaço de Trump sobre produtos brasileiros

Proposta pelo governador do DF, a reunião deve acontecer com o vice-presidente Geraldo Alckmin a fim de encontrar as melhores saídas para as tarifas dos EUA

Por Felipe Ferreira 29/07/2025 16h04
Governadores articulam encontro para debater tarifaço de Trump sobre produtos brasileiros
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos - Foto: Reprodução/Metrópoles

Governadores podem se reunir em Brasília com o vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB) para discutir as tarifas de 50% dos Estados Unidos a produtos brasileiros. O encontro é encabeçado pelo governador do Distrito Federal, mas ainda não tem data definida.

Após reunião com Alckmin, Ibaneis Rocha (MDB) informou à imprensa que levou a ideia ao vice-presidente já que os governadores estão apreensivos com o tarifaço. “Todos os governadores muito preocupados, uns vão perder mais, outros menos, mas eu acho que nós temos condições de fazer um diálogo unindo toda a classe política brasileira em torno desse que é um problema nacional”, disse Ibaneis.

Segundo o governador do DF, Alckmin concordou com o encontro que deve acontecer pouco antes desta sexta-feira (1), data em que as tarifas entram em vigor.

“Ele recebeu muito bem o nosso convite, e as nossas assessorias ficaram de marcar a data para que eu possa comunicar os governadores, para que a gente faça esse fórum aqui debatendo esse tema, que vai atingir muito a população brasileira”, disse.

Alagoas será diretamente atingida pelo tarifaço de Trump. O estado exportou mais de R$850 milhões para os Estados Unidos em 2023. O país foi o principal comprador de produtos alagoanos no último ano.

O produto mais afetado pela medida será o açúcar bruto, derivado da cana-de-açúcar. A produção alagoana tem forte presença no mercado norte-americano e deve perder competitividade com a nova tarifa.

Vale lembrar que, dentre os senadores que compõem a comitiva que está nos EUA negociando as tarifas, está o alagoano Fernando Farias (MDB). O senador tem forte ligação com o setor produtivo local.

Com o forte impacto das tarifas em Alagoas, é esperado que o governador Paulo Dantas esteja presente no encontro. Até o momento, o Palácio República dos Palmares não confirmou se houve um convite oficial.