Baixo São Francisco

Pilares da ponte entre Penedo e Neópolis começam a ser instalados

Estrutura de 1,18 km promete reduzir tempo de viagem e impulsionar economia da região; conclusão está prevista para dezembro de 2026

Por 7Segundos 30/07/2025 09h09 - Atualizado em 30/07/2025 10h10
Pilares da ponte entre Penedo e Neópolis começam a ser instalados
Pilares da ponte entre Penedo e Neópolis começam a ser instalados - Foto: Reprodução

A construção da ponte que ligará os municípios de Penedo, em Alagoas, e Neópolis, em Sergipe, segue em ritmo acelerado com etapas estruturais importantes em andamento. Atualmente, as equipes estão concentradas na perfuração e instalação dos pilares que sustentarão a travessia, considerada uma das obras mais esperadas pelos moradores da região. O investimento, financiado pelo Governo Federal, é estimado em R$ 202 milhões, e a entrega está prevista para dezembro de 2026.

O projeto prevê uma ponte com 1,18 quilômetro de extensão e 21 metros de largura. A estrutura contará com duas faixas de rolamento de 3,75 metros cada, faixas laterais de segurança de 2,5 metros e passeios para pedestres com 2,3 metros em ambos os lados. O destaque é o vão central estaiado, com 600 metros de comprimento e vão livre de 300 metros, sustentado por dois mastros e cabos de estaiamento. Além da ponte, o empreendimento inclui 7.859 metros de pista principal e 3.306 metros de alças para acessos e retornos, totalizando 12,2 quilômetros de obras, que conectarão as rodovias AL-225 e SE-335.

Com a conclusão, deixará de ser necessária a travessia por balsas, reduzindo o tempo de deslocamento entre os estados e garantindo mais segurança para os motoristas. A obra deve trazer impactos significativos para a mobilidade, facilitando o acesso da população a serviços como saúde e educação, além de impulsionar a economia local com melhor escoamento da produção, atração de investimentos e fortalecimento do turismo regional. Durante as obras, condutores devem respeitar as sinalizações e os desvios implantados para manter a segurança no tráfego.