Política

Impasse entre direita e Hugo Motta na Câmara fortalece Arthur Lira

Ex-presidente da Câmara foi procurado por bolsonaristas e membros do Centrão para intermediar a crise

Por Felipe Ferreira 07/08/2025 16h04
Impasse entre direita e Hugo Motta na Câmara fortalece Arthur Lira
Arthur Lira, ex-presidente da Câmara dos Deputados - Foto: O Globo

O deputado federal Arthur Lira (PP) foi um dos poucos que saiu fortalecido após a obstrução do Congresso Nacional por parlamentares bolsonaristas que pediam o avanço de pautas como a anistia aos condenados no 8 de Janeiro e o fim do foro privilegiado.

Segundo a imprensa nacional, o ex-presidente da Câmara foi procurado por líderes do Centrão e da oposição para intermediar a negociação da desobstrução do Plenário.

O entendimento final, construído pelo Centrão, contém as “digitais” do alagoano. Para convencer os bolsonaristas a deixarem Hugo Motta abrir os trabalhos na Câmara, o PP e o União Brasil se comprometeram a apoiar a anistia ao 8 de Janeiro, além do projeto que limita o foro privilegiado, visando diminuir o alcance do Supremo Tribunal Federal (STF) a parlamentares.

O acordo foi construído no gabinete de Arthur Lira na Câmara Federal às portas fechadas com as demais lideranças.

Segundo avaliação de líderes na Casa, Lira se mantém como forte articulador entre seus pares e atuou, neste caso, como “bombeiro” da confusão e mediador de Hugo Motta.

O episódio revela, ainda, que é a Arthur Lira que os deputados recorrem quando uma bomba na Câmara Federal precisa ser desarmada.