Secretaria de Cultura de Arapiraca reúne representantes de segmentos culturais
Encontro serviu para balanço de atividades e discutir novos projetos

A Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude realizou um encontro inédito na última quarta-feira (27) com representantes de todos os segmentos culturais de Arapiraca. O “Fazendo Cultura com quem faz” marcado pela valorização da riqueza e diversidade cultural existente no município.
As Destaladeiras de Fumo do bairro Canafístula, Patrimônio Imaterial de Arapiraca, abriram a noite com uma apresentação dos cantos que ecoavam nos galpões de fumo da cidade. A Secretária Mônica Nunes trouxe o balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2025 e destacou o empenho em dar continuidade aos grandes eventos de Arapiraca, como o Folia de Rua, e as iniciativas da pasta como o Tardezinha Cultural que transformou o Mercado do Artesanato e evidenciou os artistas da terra.

“Fazendo Cultura com quem faz e hoje reunimos todos os segmentos de artistas de Arapiraca para um bate-papo, prestação de contas, falar sobre PNAB, tanto o primeiro ciclo quanto para nos prepararmos para o segundo ciclo. Momento muito importante com apresentações culturais, para ouvir os artistas, realmente um dia muito especial para a Cultura de Arapiraca”, destacou a secretária.
Ao trazer o balanço do primeiro ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, artistas contemplados pela primeira vez em um edital como esse trouxeram relatos emocionantes sobre a importância de estar participando desse ciclo. “Estamos vivendo um ano em que estamos buscando apoio e encontrando. Nunca imaginei que uma mulher negra e dona de casa como eu teria estrutura para conseguir ser selecionada em um Edital. Tô vivendo um sonho e contei com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura”, revelou Thamires Meneses, empreendedora do Povoado Carrasco que teve sua proposta aprovada no Edital Todas as Artes. Agora, Thamires desenvolverá na sua comunidade o projeto Quilombo Literário: Leitura e Terapia.

Além de Thamires, Antônia e Anselmo que foram contemplados com o reconhecimento do Ponto de Cultura do Canaã; cantor Zé Marcos e Mestre Elias, Mestre do Guerreiro Asa Branca e que fez uma apresentação para o público, são alguns dos contemplados pela primeira vez na PNAB e tiveram o apoio da Secretaria de Cultura que durante o período de inscrições esteve à disposição para tirar dúvidas e auxiliar no processo e documentação.
Em seguida, a oitiva contou com a participação dos presentes sobre o próximo ciclo da PNAB, além de sugestões para próximas ações.

Veja também
Últimas notícias

Simulado de gerenciamento de crises mobiliza forças de segurança em Feira Grande

CPMI do INSS: Alfredo Gaspar denuncia blindagem para convocar envolvidos em roubo de aposentados e pensionistas

Homem é baleado e fica em estado grave após ataque próximo à UPA de Coruripe

Gleisi defende minirreforma ministerial para Lula “arrumar governo”

Leonardo Dias aprova Projeto de Lei que declara a Feirinha da Pajuçara patrimônio cultural de Maceió

Ônibus despenca em ribanceira e causa pânico entre passageiros em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
