Secretaria de Cultura de Arapiraca reúne representantes de segmentos culturais
Encontro serviu para balanço de atividades e discutir novos projetos
A Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude realizou um encontro inédito na última quarta-feira (27) com representantes de todos os segmentos culturais de Arapiraca. O “Fazendo Cultura com quem faz” marcado pela valorização da riqueza e diversidade cultural existente no município.
As Destaladeiras de Fumo do bairro Canafístula, Patrimônio Imaterial de Arapiraca, abriram a noite com uma apresentação dos cantos que ecoavam nos galpões de fumo da cidade. A Secretária Mônica Nunes trouxe o balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2025 e destacou o empenho em dar continuidade aos grandes eventos de Arapiraca, como o Folia de Rua, e as iniciativas da pasta como o Tardezinha Cultural que transformou o Mercado do Artesanato e evidenciou os artistas da terra.

“Fazendo Cultura com quem faz e hoje reunimos todos os segmentos de artistas de Arapiraca para um bate-papo, prestação de contas, falar sobre PNAB, tanto o primeiro ciclo quanto para nos prepararmos para o segundo ciclo. Momento muito importante com apresentações culturais, para ouvir os artistas, realmente um dia muito especial para a Cultura de Arapiraca”, destacou a secretária.
Ao trazer o balanço do primeiro ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, artistas contemplados pela primeira vez em um edital como esse trouxeram relatos emocionantes sobre a importância de estar participando desse ciclo. “Estamos vivendo um ano em que estamos buscando apoio e encontrando. Nunca imaginei que uma mulher negra e dona de casa como eu teria estrutura para conseguir ser selecionada em um Edital. Tô vivendo um sonho e contei com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura”, revelou Thamires Meneses, empreendedora do Povoado Carrasco que teve sua proposta aprovada no Edital Todas as Artes. Agora, Thamires desenvolverá na sua comunidade o projeto Quilombo Literário: Leitura e Terapia.

Além de Thamires, Antônia e Anselmo que foram contemplados com o reconhecimento do Ponto de Cultura do Canaã; cantor Zé Marcos e Mestre Elias, Mestre do Guerreiro Asa Branca e que fez uma apresentação para o público, são alguns dos contemplados pela primeira vez na PNAB e tiveram o apoio da Secretaria de Cultura que durante o período de inscrições esteve à disposição para tirar dúvidas e auxiliar no processo e documentação.
Em seguida, a oitiva contou com a participação dos presentes sobre o próximo ciclo da PNAB, além de sugestões para próximas ações.

Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
