Sertão

Governo Federal reconhece situação de emergência em Carneiros devido à estiagem

Medida faz parte de um conjunto de 12 cidades em oito estados que enfrentam desastres naturais

Por 7Segundos 04/09/2025 17h05 - Atualizado em 04/09/2025 17h05
Governo Federal reconhece situação de emergência em Carneiros devido à estiagem
Carneiros, no Sertão de Alagoas - Foto: Reprodução

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta quinta-feira (4) a situação de emergência no município de Carneiros, no Sertão de Alagoas, devido à estiagem que afeta a região. A medida faz parte de um conjunto de 12 cidades em oito estados que enfrentam desastres naturais, incluindo seca, fortes chuvas e vendavais.

O reconhecimento federal permite que a prefeitura de Carneiros solicite recursos do Governo Federal para ações emergenciais de defesa civil. Entre as medidas possíveis estão a compra de cestas básicas, água mineral, kits de higiene, refeições para trabalhadores e voluntários, além de equipamentos para limpeza e suporte às famílias afetadas.

Além de Carneiros, outros municípios enfrentam problemas distintos: cidades da Bahia, Pará e Paraíba sofreram com fortes chuvas, enquanto municípios do Paraná e Rio Grande do Sul registraram danos por vendavais. Já Pilão Arcado (BA), João Pinheiro (MG) e outros locais do Nordeste enfrentam períodos prolongados de seca.

Como solicitar recursos


Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.