Governo Federal reconhece situação de emergência em Carneiros devido à estiagem
Medida faz parte de um conjunto de 12 cidades em oito estados que enfrentam desastres naturais
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta quinta-feira (4) a situação de emergência no município de Carneiros, no Sertão de Alagoas, devido à estiagem que afeta a região. A medida faz parte de um conjunto de 12 cidades em oito estados que enfrentam desastres naturais, incluindo seca, fortes chuvas e vendavais.
O reconhecimento federal permite que a prefeitura de Carneiros solicite recursos do Governo Federal para ações emergenciais de defesa civil. Entre as medidas possíveis estão a compra de cestas básicas, água mineral, kits de higiene, refeições para trabalhadores e voluntários, além de equipamentos para limpeza e suporte às famílias afetadas.
Além de Carneiros, outros municípios enfrentam problemas distintos: cidades da Bahia, Pará e Paraíba sofreram com fortes chuvas, enquanto municípios do Paraná e Rio Grande do Sul registraram danos por vendavais. Já Pilão Arcado (BA), João Pinheiro (MG) e outros locais do Nordeste enfrentam períodos prolongados de seca.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
