Pesquisa inédita identifica microplásticos em placentas e cordões umbilicais de bebês em Maceió
As análises foram feitas a partir de amostras coletadas em dez gestantes atendidas no Hospital Universitário

Uma pesquisa pioneira realizada em Maceió (AL) revelou a presença de microplásticos em placentas e cordões umbilicais de recém-nascidos. O estudo, publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências, é o primeiro do tipo na América Latina e o segundo em todo o mundo a comprovar a presença dessas partículas em tecidos humanos relacionados à gestação.
As análises foram feitas a partir de amostras coletadas em dez gestantes atendidas no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes e no Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, ambos em Maceió. Utilizando a técnica de espectroscopia Micro-Raman, os pesquisadores conseguiram identificar moléculas de microplásticos com alta precisão.
No total, foram encontradas 110 partículas nas placentas e 119 nos cordões umbilicais. Os tipos mais comuns identificados foram polietileno (usado em embalagens plásticas descartáveis) e poliamida (tecidos sintéticos).
Apesar da contaminação estar presente em todas as amostras brasileiras, os especialistas apontaram que a quantidade de aditivos químicos foi menor em comparação a estudos realizados nos Estados Unidos. Possíveis fontes de exposição incluem poluição marinha — pelo consumo de peixes e moluscos filtradores — e água mineral envasada em galões plásticos expostos à luz.
O pesquisador Borbely, que investiga a contaminação por microplásticos desde 2021, destacou que estudos internacionais já demonstraram aumento expressivo da poluição ao longo das últimas décadas: 60% em 2006, 90% em 2013 e 100% em 2021.
A próxima etapa do trabalho prevê ampliar a amostragem para 100 gestantes e investigar possíveis correlações entre a presença dos microplásticos e complicações na gestação ou problemas de saúde em recém-nascidos.
A pesquisa contou com financiamento do CNPq e da Fapeal (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas) e representa um marco para os estudos ambientais e de saúde pública no Brasil.
Últimas notícias

Com pista molhada, três acidentes são registrados no mesmo trecho BR-101 em Colônia Leopoldina

Homem entra armado com faca em hospital e ameaça guarda em Girau do Ponciano

Mulher é ameaçada pelo companheiro cinco dias após dar à luz em Arapiraca
Jomart Atacarejo realiza edição de setembro do tradicional Dia J nesta terça-feira (30)

Polícia escontra crack escondido em descarga de banheiro e três pessoas são detidas em Arapiraca

Homem com deficiência é baleado e fica com projétil alojado nas costas em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
