Serviços

Arapiraca amplia oferta de cursos profissionalizantes em parceria com o Senac

Convênio assinado pelo prefeito Luciano Barbosa nesta sexta vai ofertar quatro novas oportunidades por meio do Sine Municipal

Por 7Segundos com assessoria 03/10/2025 19h07
Arapiraca amplia oferta de cursos profissionalizantes em parceria com o Senac
Convênio assinado pelo prefeito Luciano Barbosa nesta sexta vai ofertar quatro novas oportunidades por meio do Sine Municipal - Foto: Clayton Santos – Ascom Arapiraca

O município de Arapiraca realizou mais um grande investimento no desenvolvimento profissional do cidadão. Nesta sexta-feira (3), o prefeito Luciano Barbosa e o presidente da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio/AL), Adeildo Sotero, assinaram um convênio para a oferta de quatro novos cursos profissionalizantes por meio de uma parceria entre Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDETUR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Os cursos serão ministrados pelo Senac e oferecidos pela Prefeitura através do Sine Municipal, que faz parte da Casa Integrada do Trabalhador e do Empreendedor (Cite), localizada no Centro de Arapiraca. As oportunidades ofertadas são de pizzaiolo, depilador, costureiro e auxiliar de cozinha, promovendo, para os arapiraquenses, novos meios de gerar renda.

Além do gestor municipal e do presidente da Fecomércio, estiveram presentes na solenidade de assinatura do convênio toda a equipe da SMDETUR, representada pelo secretário Hibernon Cavalcante, e do Senac, representado pelo diretor regional, Felipe Dietschi, o diretor de educação profissional, Sandro Diniz, a gerente da Unidade Agreste, Rosely Alves, e o gerente de relacionamento, João Paulo Barbosa.

O prefeito ressaltou a importância da parceria da Prefeitura de Arapiraca não somente com o Senac, mas com todo o Sistema S, que engloba ainda Sebrae, Senai, Sesi e Sest/Senat. Ele também defendeu que a educação é o grande caminho para o futuro do município, especialmente para a profissionalização e ingressão do arapiraquense no mercado de trabalho.

“Tão importante quanto o curso é o monitoramento posterior, saber para onde foi este profissional e acompanhá-lo após a formação, incentivando o sujeito para que ele possa superar as dificuldades que existem para conseguir o primeiro emprego […] Isso é um trabalho que a gente tem que fazer, o sistema S ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para que possamos sentir que estamos cumprindo com o nosso papel”, afirmou Luciano.