Hospital de Emergência do Agreste registra mais de 80 casos de violência em setembro
Os números foram divulgados por meio do boletim que consolida mensalmente os casos acolhidos na unidade hospitalar
A Área Lilás do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, registrou 87 atendimentos a vítimas de violência física e sexual em setembro deste ano. Os números foram divulgados por meio do boletim que consolida mensalmente os casos acolhidos na unidade hospitalar.
Os dados também apontam que 40% dos episódios ocorreram na residência da própria vítima, e 28% na residência do agressor. O levantamento reforça a predominância do ambiente doméstico como local das agressões.
Foram contabilizados 54 atendimentos relacionados à violência física, correspondendo a 62,1% do total de casos registrados no período. Desse número, 48 vítimas são do sexo feminino e seis do sexo masculino.
A distribuição por faixa etária mostra que oito casos ocorreram com crianças de até 13 anos, e sete casos com adolescentes de 14 a 18 anos. Já 39 casos atingiram pessoas adultas acima de 18 anos.
Violência Sexual
No mesmo período, 33 atendimentos foram relacionados à violência sexual, o que representa 37,9% do total. Entre as vítimas, 29 são do sexo feminino e quatro do sexo masculino.
A maior concentração está entre crianças e adolescentes até 13 anos, com 20 casos, o equivalente a 60,6% das ocorrências dessa natureza. Foram registrados ainda seis casos entre adolescentes de 14 a 18 anos e sete casos envolvendo pessoas adultas.
Perfil das Vítimas
Entre as pessoas atendidas pela Área Lilás em setembro, 73,6% se autodeclararam pardas; 18,4%, brancas; e 5,7%, pretas. Além disso, 89% dos casos registrados, seja violência física ou sexual, envolveram vítimas do sexo feminino, o que mantém o mesmo padrão observado em levantamentos anteriores.

Assistência
A Área Lilás é um serviço vinculado à Rede de Atenção às Violências (RAV) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O serviço conta com equipe multiprofissional e protocolos específicos para garantir assistência em saúde, escuta qualificada e encaminhamentos jurídicos e sociais 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
A Área Lilás é referência para acolhimentos na II Macrorregião de Saúde de Alagoas, composta por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. “Os números mostram que a maioria dos casos acontece dentro de casa ou envolve pessoas próximas, o que exige um olhar atento e uma rede de proteção fortalecida. Cada atendimento realizado aqui representa um passo importante para garantir acolhimento, segurança e acesso aos direitos das vítimas.”, afirmou a psicóloga Yanna Albuquerque, coordenadora da Área Lilás do HEA.
Últimas notícias
Avanços na infraestrutura da cidade transformam Maceió em um canteiro de obras
Hospital do Coração Alagoano conquista prêmio em um dos principais eventos da América Latina
Motociclista colide com viatura da Polícia Civil próximo ao Estádio Municipal
Polícia Civil investiga atentado a tiros contra escola indígena em Palmeira dos Índios
Energia do Shopping Popular é reestabelecida após tentativa de furto de cabos de cobre
Homem é trancado em 'globo da morte' após tentar furtar circo em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
