Arapiraca recebe carreta da saúde da mulher para oferta de exames gratuitos pelo SUS
Parceria entre SMS e Ministério da Saúde vai garantir mais acolhimento e resolutividade dos casos
Em pleno Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção dos cânceres de mama e colo de útero, o município de Arapiraca recebeu a Carreta da Saúde da Mulher, que vai oferecer procedimentos diagnósticos voltados à saúde ginecológica. A ação, que faz parte do programa “Agora Tem Especialista”, é uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Ministério da Saúde.
Durante os 30 dias em que passará realizando exames em Arapiraca, a carreta ficará estacionada no Hospital de Amor, facilitando o acesso à continuidade do diagnóstico. Todos os atendimentos realizados acontecerão apenas através de agendamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são as portas de entrada para o tratamento e devem ser procuradas ao serem identificados sintomas no autoexame realizado pela mulher.
Segundo o coordenador da Rede de Atenção as Pessoas com Doenças Crônicas, Marinaldo Nogueira, a iniciativa tem como principal objetivo oferecer cuidado integral a estas mulheres. “Com esse projeto, estamos colocando em prática a nova política da atenção especializada, onde a mulher entra com uma investigação e só encerra com seu diagnóstico. Assim, facilitamos o itinerário terapêutico e a jornada desta mulher em busca da sua saúde”, explica.
O objetivo é fortalecer a rede de saúde da mulher no município, ampliando o acesso a exames, reduzindo filas de espera e garantindo mais agilidade, acolhimento e resolutividade nos casos.
Diagnóstico precoce é fundamental
A coordenadora de saúde da mulher, Layza Oliveira, explica que uma parte da responsabilidade em diagnosticar a doença é da própria mulher, que deve tratar o autoexame, ou exame do toque da mama, como um hábito. Segundo ela, aproximadamente 80% dos casos são descobertos em casa, o que permite um diagnóstico precoce e maiores chances de cura.
Além de ser o tipo de câncer que mais atinge mulheres em todo o país, o câncer de mama ainda é o que mais causa mortes entre o público feminino, com uma estimativa de mais de 73 mil novos casos em 2025. Os principais sinais de alerta incluem nódulo fixo e geralmente indolor, alterações na pele da mama, como vermelhidão ou aparência de casca de laranja, e mudanças no mamilo, como inversão ou saída espontânea de secreção.
Últimas notícias
Emoção e reconhecimento marcam o lançamento da 28ª edição do Projeto Raízes de Arapiraca
Jovem é preso acusado de violência contra mulher no município de Maragogi
Leonam cobra punição a motorista que atropelou pedestres e pede passarela na AL-101 Sul
Dois homens morrem em grave acidente entre moto e caminhonete na zona rural de Delmiro Gouveia
TRE-AL julga hoje processo que pode cassar mandato de Paulão na Câmara
Ladrão de bicicleta é preso após cair enquanto tentava fugir da polícia em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
