Arapiraca recebe carreta da saúde da mulher para oferta de exames gratuitos pelo SUS
Parceria entre SMS e Ministério da Saúde vai garantir mais acolhimento e resolutividade dos casos
Em pleno Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção dos cânceres de mama e colo de útero, o município de Arapiraca recebeu a Carreta da Saúde da Mulher, que vai oferecer procedimentos diagnósticos voltados à saúde ginecológica. A ação, que faz parte do programa “Agora Tem Especialista”, é uma parceria entre a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Ministério da Saúde.
Durante os 30 dias em que passará realizando exames em Arapiraca, a carreta ficará estacionada no Hospital de Amor, facilitando o acesso à continuidade do diagnóstico. Todos os atendimentos realizados acontecerão apenas através de agendamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são as portas de entrada para o tratamento e devem ser procuradas ao serem identificados sintomas no autoexame realizado pela mulher.
Segundo o coordenador da Rede de Atenção as Pessoas com Doenças Crônicas, Marinaldo Nogueira, a iniciativa tem como principal objetivo oferecer cuidado integral a estas mulheres. “Com esse projeto, estamos colocando em prática a nova política da atenção especializada, onde a mulher entra com uma investigação e só encerra com seu diagnóstico. Assim, facilitamos o itinerário terapêutico e a jornada desta mulher em busca da sua saúde”, explica.
O objetivo é fortalecer a rede de saúde da mulher no município, ampliando o acesso a exames, reduzindo filas de espera e garantindo mais agilidade, acolhimento e resolutividade nos casos.
Diagnóstico precoce é fundamental
A coordenadora de saúde da mulher, Layza Oliveira, explica que uma parte da responsabilidade em diagnosticar a doença é da própria mulher, que deve tratar o autoexame, ou exame do toque da mama, como um hábito. Segundo ela, aproximadamente 80% dos casos são descobertos em casa, o que permite um diagnóstico precoce e maiores chances de cura.
Além de ser o tipo de câncer que mais atinge mulheres em todo o país, o câncer de mama ainda é o que mais causa mortes entre o público feminino, com uma estimativa de mais de 73 mil novos casos em 2025. Os principais sinais de alerta incluem nódulo fixo e geralmente indolor, alterações na pele da mama, como vermelhidão ou aparência de casca de laranja, e mudanças no mamilo, como inversão ou saída espontânea de secreção.
Últimas notícias
Chefe de gabinete diz que Trump tem “personalidade de alcoólatra”
Deputado Fabio Costa denuncia suspeitas de corrupção na Saúde de Alagoas após operação da PF
Colisão entre motos deixa mulher e criança feridas no bairro Planalto, em Arapiraca
Operação Bad Trip: Secretário de Saúde nega irregularidades e critica atuação da PF
Governo de Alagoas faz investimentos na educação e infraestrutura no município de Água Branca
Justiça extingue punibilidade de Rico Melquiades após acordo com o MP
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
