Estudantes da rede pública de Penedo aprendem a transformar material reciclável em brinquedos
Ação ocorreu nesta sexta-feira (24)
A aula desta sexta-feira (24) foi bastante diferente para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dom Constantino Lüers, localizada na Vila São Francisco, em Penedo.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) levou o Projeto Criança Ecocriativa, ação articulada com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) que ensina como criar e desenvolver brinquedos, utilizando materiais que seriam descartados, todos facilmente encontrados em casa.

O reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo, de uma forma divertida e educativa, é feito por equipe da Gerência de Educação Ambiental da Semarh Penedo em unidades escolares das zonas urbana e rural.
“O projeto busca ensinar as crianças a utilizar materiais que poderiam ser descartados, como garrafas PET, embalagens de ovos, papelão, caixas de sapatos, transformando-os em brinquedos. São materiais recicláveis facilmente encontrados em casa. É uma forma divertida de brincar e, ao mesmo tempo, criar uma consciência ecológica de reaproveitamento”, explica a gerente de Educação Ambiental da Semarh, Kamyly Tereza.

Também participaram da oficina a assessora técnica, Ana Licya; os estagiários do Ifal Penedo, Laiane Vieira, Leonardo Henrique e Marcelo Salgueiro; e estagiária da Ufal, Luana Silva.
Ao término da oficina lúdica, os brinquedos produzidos pelos alunos tornam-se presentes que eles podem ser levar para casa.
A diretora do CMEI Dom Constantino Lüers, Adriana Vieira, destacou a importância da aula diferenciada e do aprendizado que os alunos levarão também para suas casas. “A oficina é uma iniciativa muito importante para a nossa rede municipal. Nossos alunos estão aprendendo, de uma forma bem divertida, a importância da reciclagem. Iniciativas como esta despertam nas crianças o sentimento de preservação do meio ambiente, aliado ao divertimento. Uma lição que une aprendizado e entretenimento”, concluiu.

Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
