Educação

Estudantes da rede pública de Penedo aprendem a transformar material reciclável em brinquedos

Ação ocorreu nesta sexta-feira (24)

Por 7Segundos, com Assessoria 24/10/2025 14h02 - Atualizado em 24/10/2025 14h02
Estudantes da rede pública de Penedo aprendem a transformar material reciclável em brinquedos
Ação foi muito exitosa em Penedo - Foto: Assessoria

A aula desta sexta-feira (24) foi bastante diferente para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dom Constantino Lüers, localizada na Vila São Francisco, em Penedo.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) levou o Projeto Criança Ecocriativa, ação articulada com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) que ensina como criar e desenvolver brinquedos, utilizando materiais que seriam descartados, todos facilmente encontrados em casa.


O reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo, de uma forma divertida e educativa, é feito por equipe da Gerência de Educação Ambiental da Semarh Penedo em unidades escolares das zonas urbana e rural.

“O projeto busca ensinar as crianças a utilizar materiais que poderiam ser descartados, como garrafas PET, embalagens de ovos, papelão, caixas de sapatos, transformando-os em brinquedos. São materiais recicláveis facilmente encontrados em casa. É uma forma divertida de brincar e, ao mesmo tempo, criar uma consciência ecológica de reaproveitamento”, explica a gerente de Educação Ambiental da Semarh, Kamyly Tereza.

Também participaram da oficina a assessora técnica, Ana Licya; os estagiários do Ifal Penedo, Laiane Vieira, Leonardo Henrique e Marcelo Salgueiro; e estagiária da Ufal, Luana Silva.

Ao término da oficina lúdica, os brinquedos produzidos pelos alunos tornam-se presentes que eles podem ser levar para casa.

A diretora do CMEI Dom Constantino Lüers, Adriana Vieira, destacou a importância da aula diferenciada e do aprendizado que os alunos levarão também para suas casas. “A oficina é uma iniciativa muito importante para a nossa rede municipal. Nossos alunos estão aprendendo, de uma forma bem divertida, a importância da reciclagem. Iniciativas como esta despertam nas crianças o sentimento de preservação do meio ambiente, aliado ao divertimento. Uma lição que une aprendizado e entretenimento”, concluiu.