Prefeitura e Governo do Estado entregam 500 títulos rurais em Girau do Ponciano
Prefeito Bebeto Barros e governador Paulo Dantas participam de evento do Programa Rural Legal
Durante a manhã desta quinta-feira (23), moradores da zona rural de Girau do Ponciano foram contemplados com a regularização de suas propriedades. Em um momento de grande alegria e descontração, 500 famílias beneficiadas pelo Programa Rural Legal receberam, das mãos do prefeito Bebeto Barros, do deputado Gilvan Barros Filho e do governador de Alagoas, Paulo Dantas, os títulos de propriedade — um gesto que representa dignidade e segurança para o pequeno agricultor.
O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Djalma Nunes Santos, tornando Girau do Ponciano a 5ª cidade do Agreste que mais legalizou patrimônios de forma gratuita.

O programa, idealizado em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg/AL) e o Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), garante a escritura pública de áreas de até 50 hectares. A iniciativa — que deve beneficiar cerca de 10 mil famílias alagoanas até 2026 — chega a Girau com o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico e agrícola da região.
Girau foi uma das primeiras cidades alagoanas a ingressar no projeto Moradia Legal, que já entregou 280 títulos de propriedade para famílias de baixa renda na zona urbana. Durante o discurso de abertura do evento, o prefeito Bebeto Barros reforçou o compromisso com a legalidade territorial dos girauenses, além de destacar novas construções que terão escrituras gratuitas garantidas — tanto na área urbana, com o anúncio de 90 novas casas, quanto na zona rural, especialmente em Canafístula do Cipriano.
“É com grande alegria e sensação de dever cumprido que estamos entregando mais moradias legalizadas para o povo girauense. O nosso pequeno agricultor é quem movimenta a economia local e é também quem mais precisa dos benefícios do Programa Rural Legal. Agora, nosso povo pode investir mais em suas terras, ter acesso a programas de crédito rural, aumentar a produção e conquistar a tranquilidade garantida pelo registro legal do seu imóvel. Girau está avançando em obras — um exemplo claro são as 150 moradias em construção para famílias carentes, todas com escrituras totalmente gratuitas. Essa é a nossa forma de trazer dignidade e crescimento econômico e social”, destacou o gestor municipal.
Essa primeira etapa do projeto beneficiou famílias dos povoados Alecrim, Chã do Alecrim, Boqueirão das Pastoras, Craíbas dos Ferros, Lagoa do Mel e Pai Gonçalo. A solenidade contou com a presença da Câmara Municipal de Vereadores, do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Fábio Bittencourt, do diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, do vice-presidente Carlos Cavalcanti, da juíza da Vara Única da Comarca de Girau do Ponciano, Natália Cerqueira de Castro, além de outras autoridades municipais e estaduais.

Melhorias para rodovias e telecomunicação no interior
Durante o evento, o deputado Gilvan Barros Filho também relembrou as obras que estão previstas para o município, com destaque para o recapeamento da AL-115, uma das principais rotas de acesso à região. O parlamentar afirmou estar alinhado com o governo municipal e garantiu que segue viabilizando recursos para fortalecer a mobilidade e infraestrutura local.
Entre os investimentos está o anel viário, rodovia que ligará a AL-115 à AL-487, melhorando as rotas de entrada e evitando congestionamentos de veículos pesados nas ruas centrais da cidade. O empreendimento está orçado em R$ 11 milhões e terá aproximadamente 3 km de extensão, com inclusão de ciclovia.
Além das ações de mobilidade, o deputado também destacou a chegada das redes de telecomunicações às imediações de Canafístula do Cipriano, beneficiando os povoados vizinhos — uma demanda antiga da população que em breve será atendida, melhorando o cotidiano de toda a região.
“Girau está em pleno desenvolvimento. A entrega desses títulos de propriedade é mais uma prova de que estamos no caminho certo. Mas também precisamos destacar os avanços na mobilidade urbana: já estamos construindo o tão sonhado anel viário e, agora, vamos reestruturar as pistas com a Operação Tapa-buraco, priorizando a segurança de quem trafega pela região. Com a união entre os poderes municipais e estaduais, vamos viabilizar a chegada da rede de comunicação móvel, em parceria com o governo federal”, concluiu o deputado Gilvan Barros Filho.

Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
