Girau do Ponciano recebe homenagem ao manter a tradição sertaneja da pega de boi no mato
Exposição fotográfica mostrou como a cidade é reconhecida pela Festa do Vaqueiro
Vestir um gibão, montar no cavalo e sentir a adrenalina de correr por entre a caatinga é mais que uma tradição — é sinônimo de fé e amor pela cultura ancestral em Girau do Ponciano. Nesta terça-feira (14), o município foi representado por jovens vaqueiros durante a exposição fotográfica “Pega de Boi no Mato”, que revelou os nuances da lida com o gado e como esse esporte ainda é muito popular na região. A mostra, realizada no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), em Maceió, estampou a felicidade do povo nordestino e destacou a Festa do Vaqueiro, uma das principais expressões desse costume em Alagoas.
A mostra fotográfica é de autoria da jornalista Tatiane Almeida, que capturou momentos marcantes da cultura popular girauense e expôs — com olhar artístico e sensível — o que de fato representa a pega de boi. Além das feridas, dores e mãos calejadas, a prática celebra a história e a vontade de manter viva uma tradição que, para Graziely Mariano, agricultora de 18 anos, é motivo de orgulho.
Moradora do povoado Jaciobá, Graziely começou a correr boi ainda na adolescência, aos 15 anos. Inspirada por familiares, a vaqueira participa de diversos torneios em Girau, adora a vida no campo e pretende seguir os passos dos antepassados. Ser mulher em uma modalidade predominantemente masculina é, para ela, demonstração de coragem.
“Meu maior orgulho é ser vaqueira, estar na lida com o gado e saber que sigo os passos da minha família. Como mulher, gosto de pensar que estou inspirando as próximas gerações e acredito que devemos, sim, participar da tradição e nos aventurar. A sensação de estar em cima do cavalo, de correr e conseguir pegar o boi, é maravilhosa. Admiro a bravura dos homens, mas não posso deixar de exaltar as mulheres — especialmente eu e minha irmã, que também pratica o esporte”, revela a vaqueira girauense.
Assim como Graziely, a estudante Maria Milena Mariano, de 14 anos, também desenvolveu cedo o amor pela pega de boi. Ela conta que começou a “pular o gado” há cerca de um ano e atualmente corre no mato junto com a irmã — uma dupla já conhecida na região e que também participa da exposição.
A jovem esteve presente na última edição da Festa do Vaqueiro e agradece os incentivos da prefeitura ao esporte, não só pelas apresentações artísticas, mas por todo o conjunto de valorização cultural.
“Estar em uma exposição mostrando parte da nossa vivência é uma experiência incrível e uma grande conquista, pois estamos representando a força do nosso povo. Já vi o prefeito Bebeto Barros participando de vaquejadas e da pega de boi, o que mostra que a gestão se importa com a tradição e valoriza o Nordeste”, comenta Maria Milena.
Girau é referência sertaneja
Com uma comunidade apaixonada por gado, cavalo e forró, a Prefeitura de Girau do Ponciano realiza diversos eventos culturais voltados ao orgulho do homem e da mulher do campo.
A Festa do Vaqueiro reúne anualmente mais de 10 mil pessoas em memória do “Poeta do Gibão”, o vaqueiro Epitácio Rodrigues, o Yoyô do Japão, um dos maiores incentivadores das vaquejadas e torneios de pega de boi em Alagoas.
O evento, que conta com o apoio dos moradores, da prefeitura e parceria do deputado estadual Gilvan Barros Filho, foi citado durante a abertura da exposição e repercutiu na capital alagoana.
Para o prefeito Bebeto Barros, os festejos são marca registrada do município, e receber uma homenagem desse porte é a maior demonstração de respeito, resistência e compromisso com o povo. Segundo ele, Girau é movido pela agricultura familiar e pelo empreendedorismo agrário, e investir em cultura, turismo e lazer é uma forma de gerar desenvolvimento e pertencimento.
“Nosso trabalho é tornar Girau cada vez mais reconhecida, e ver que somos apresentados como referência em uma tradição que percorre o Nordeste é algo sem igual. A Festa do Vaqueiro carrega nossa essência sertaneja — a missa, a cavalgada e todos os momentos que antecedem a pega de boi são a maior representação de fé e raízes. Nossa gestão continuará trazendo o melhor: desde as tradições festivas até os investimentos em capacitação educacional, crédito rural e valorização do trabalhador. Tudo isso faz da nossa cidade uma referência cultural e forte”, ressalta o prefeito Bebeto Barros.
Últimas notícias

Governo de Alagoas doa terreno para construção do novo Centro Administrativo de Batalha

Leonardo Dias cobra fim do "comércio" de agendamentos no CadÚnico em Maceió

Arthur Lira destina investimento de R$ 3,5 milhões para pavimentação em Teotônio Vilela

Homem é preso após roubar e agredir mulher durante a madrugada em Arapiraca

Homem é preso em Arapiraca por tráfico de drogas no bairro Canafístula

CPMI do INSS rejeita pedido para convocar irmão de Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
