Cultura

Girau do Ponciano recebe homenagem ao manter a tradição sertaneja da pega de boi no mato

Exposição fotográfica mostrou como a cidade é reconhecida pela Festa do Vaqueiro

Por 7segundos com assessoria 16/10/2025 12h12
Girau do Ponciano recebe homenagem ao manter a tradição sertaneja da pega de boi no mato
Para o prefeito Bebeto Barros, os festejos são marca registrada do município - Foto: Assessoria

Vestir um gibão, montar no cavalo e sentir a adrenalina de correr por entre a caatinga é mais que uma tradição — é sinônimo de fé e amor pela cultura ancestral em Girau do Ponciano. Nesta terça-feira (14), o município foi representado por jovens vaqueiros durante a exposição fotográfica “Pega de Boi no Mato”, que revelou os nuances da lida com o gado e como esse esporte ainda é muito popular na região. A mostra, realizada no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa), em Maceió, estampou a felicidade do povo nordestino e destacou a Festa do Vaqueiro, uma das principais expressões desse costume em Alagoas.

A mostra fotográfica é de autoria da jornalista Tatiane Almeida, que capturou momentos marcantes da cultura popular girauense e expôs — com olhar artístico e sensível — o que de fato representa a pega de boi. Além das feridas, dores e mãos calejadas, a prática celebra a história e a vontade de manter viva uma tradição que, para Graziely Mariano, agricultora de 18 anos, é motivo de orgulho.

Moradora do povoado Jaciobá, Graziely começou a correr boi ainda na adolescência, aos 15 anos. Inspirada por familiares, a vaqueira participa de diversos torneios em Girau, adora a vida no campo e pretende seguir os passos dos antepassados. Ser mulher em uma modalidade predominantemente masculina é, para ela, demonstração de coragem.

“Meu maior orgulho é ser vaqueira, estar na lida com o gado e saber que sigo os passos da minha família. Como mulher, gosto de pensar que estou inspirando as próximas gerações e acredito que devemos, sim, participar da tradição e nos aventurar. A sensação de estar em cima do cavalo, de correr e conseguir pegar o boi, é maravilhosa. Admiro a bravura dos homens, mas não posso deixar de exaltar as mulheres — especialmente eu e minha irmã, que também pratica o esporte”, revela a vaqueira girauense.

Assim como Graziely, a estudante Maria Milena Mariano, de 14 anos, também desenvolveu cedo o amor pela pega de boi. Ela conta que começou a “pular o gado” há cerca de um ano e atualmente corre no mato junto com a irmã — uma dupla já conhecida na região e que também participa da exposição.

A jovem esteve presente na última edição da Festa do Vaqueiro e agradece os incentivos da prefeitura ao esporte, não só pelas apresentações artísticas, mas por todo o conjunto de valorização cultural.

“Estar em uma exposição mostrando parte da nossa vivência é uma experiência incrível e uma grande conquista, pois estamos representando a força do nosso povo. Já vi o prefeito Bebeto Barros participando de vaquejadas e da pega de boi, o que mostra que a gestão se importa com a tradição e valoriza o Nordeste”, comenta Maria Milena.

Girau é referência sertaneja


Com uma comunidade apaixonada por gado, cavalo e forró, a Prefeitura de Girau do Ponciano realiza diversos eventos culturais voltados ao orgulho do homem e da mulher do campo.

A Festa do Vaqueiro reúne anualmente mais de 10 mil pessoas em memória do “Poeta do Gibão”, o vaqueiro Epitácio Rodrigues, o Yoyô do Japão, um dos maiores incentivadores das vaquejadas e torneios de pega de boi em Alagoas.
O evento, que conta com o apoio dos moradores, da prefeitura e parceria do deputado estadual Gilvan Barros Filho, foi citado durante a abertura da exposição e repercutiu na capital alagoana.

Para o prefeito Bebeto Barros, os festejos são marca registrada do município, e receber uma homenagem desse porte é a maior demonstração de respeito, resistência e compromisso com o povo. Segundo ele, Girau é movido pela agricultura familiar e pelo empreendedorismo agrário, e investir em cultura, turismo e lazer é uma forma de gerar desenvolvimento e pertencimento.

“Nosso trabalho é tornar Girau cada vez mais reconhecida, e ver que somos apresentados como referência em uma tradição que percorre o Nordeste é algo sem igual. A Festa do Vaqueiro carrega nossa essência sertaneja — a missa, a cavalgada e todos os momentos que antecedem a pega de boi são a maior representação de fé e raízes. Nossa gestão continuará trazendo o melhor: desde as tradições festivas até os investimentos em capacitação educacional, crédito rural e valorização do trabalhador. Tudo isso faz da nossa cidade uma referência cultural e forte”, ressalta o prefeito Bebeto Barros.