Prefeito Luciano visita obras do conservatório de música de Arapiraca ao lado de filho de Hermeto Pascoal
O conservatório terá o nome do multi-instrumentista Hermeto Pascoal, que nasceu no Povoado Lagoa d’Água, na época em que Lagoa da Canoa ainda pertencia ao município de Arapiraca
Com mais de 80% das etapas já concluídas, as obras do Conservatório de Música Hermeto Pascoal avançam em Arapiraca.
O espaço está sendo construído no antigo prédio da Escola Municipal Hugo Lima, na Praça Luiz Pereira Lima, ao lado da Casa da Cultura, Escola de Belas Artes e do Museu Zezito Guedes, no centro da cidade.
O conservatório terá o nome do multi-instrumentista Hermeto Pascoal, que nasceu no Povoado Lagoa d’Água, na época em que Lagoa da Canoa ainda pertencia ao município de Arapiraca. Hermeto faleceu aos 89 anos de idade, no último dia 13 de setembro no Rio de Janeiro.
O músico Fábio Pascoal, filho do “Bruxo”, como era mundialmente conhecido Hermeto, esteve nesta sexta-feira (24), em Arapiraca, onde conheceu o projeto do conservatório de música que terá o nome de seu pai.
No Centro Administrativo Municipal, o prefeito Luciano Barbosa recebeu o músico, que estava acompanhado da esposa Marijane e dos amigos e produtores culturais Paulo Poeta e Marola.
Na ocasião, a equipe de engenheiros, arquitetos e arquitetas da prefeitura fizeram uma apresentação do projeto. A secretária de Cultura, jornalista Mônica Nunes, os secretários de Gestão, Yale Fernandes, e de Infraestrutura, Roany Izidoro, e o vereador Adriano Targino também acompanharam a apresentação feita pelas arquitetas Thamires Leonel e Thaysa Gabriela.

Com uma área construída de 2,5 mil m², ocupando um terreno de 2,9 mil m², o espaço terá salas para aulas práticas e teóricas, auditório com capacidade para 106 lugares, sala para musicalização infantil, camarins, cabines de som, anfiteatro, salas de aula individuais, biblioteca setorial de música, estúdio de gravação, entre outras áreas funcionais e administrativas.
Um dos diferenciais do Conservatório Musical Hermeto Pascoal é a alta tecnologia. Todos os espaços dispõem de isolamento acústico máximo, garantido que o som de uma sala de aula não interfira nas salas vizinhas. O sistema de gravação terá cabeamento em fibra ótica interligando todas as áreas de prática musical (salas de aula e auditório) com o estúdio de gravação, o que possibilita gravar em alta qualidade o tocado em qualquer das dependências.
Durante a visita às obras do conservatório, o prefeito Luciano Barbosa disse que o espaço vai transformar a conhecida Praça da Prefeitura no maior centro de música e cultura do estado de Alagoas.
Também estavam presentes, o presidente da Associação de Música e Entretenimento de Arapiraca (Amear), Josimar Alves, e o músico Paulinho.
O gestor arapiraquense lembrou que, nas primeiras gestões, ele construiu na praça a Escola de Belas Artes, o Museu Zezito Guedes e a Tenda Cultural. “Esses espaços foram concebidos para dar visibilidade aos nossos artistas e incentivar as novas gerações o amor pela música e pelas artes”, destacou o prefeito.
O músico Fábio Pascoal agradeceu e parabenizou o prefeito Luciano Barbosa e equipe pelo projeto em homenagem a seu pai. “Arapiraca e Lagoa da Canoa sempre estavam na memória e na vida do meu pai. Quero retornar aqui para a inauguração do conservatório de música, com a nossa Nave Mãe, a banda que acompanhava meu pai pelas apresentações e shows pelo mundo”, acrescentou o artista.
Últimas notícias
Câmeras registram assassinato de garçonete no Benedito Bentes, em Maceió
Festival de Verão de Rio Largo terá Camarote Acessível e transporte adaptado para PCD
Prefeita de São Luís do Quitunde autoriza calçamento da fazenda Adubeira
Azul aumenta frequência de voos entre Campinas e Maceió
Veículos com data de fabricação até o ano de 2010 são isentos do IPVA em Alagoas
Corujão da Saúde realiza mais de 780 mil atendimentos e leva serviços de qualidade para a população
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
