Meio ambiente

Arapiraca é escolhida como cidade-piloto em programa internacional de reciclagem

Município recebeu membros da organização norte-americana Delterra para dar início ao projeto

Por 7Segundos com assessoria 05/11/2025 18h06
Arapiraca é escolhida como cidade-piloto em programa internacional de reciclagem
Município recebeu membros da organização norte-americana Delterra para dar início ao projeto - Foto: Reprodução

Arapiraca segue sendo destaque no cenário nacional e internacional pelas iniciativas da Gestão Municipal para torná-la uma cidade sustentável e referência em gestão ambiental. Nesta semana, o município recebeu a equipe da organização ambiental norte-americana Delterra, que iniciou oficialmente as atividades da parceria firmada no início do ano por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

A reunião marcou a primeira visita técnica desde que Arapiraca foi aprovada no Edital Rethinking Recycling (Repensando a Reciclagem), lançado em 2024 pela instituição. O encontro contou com a presença de representantes da gestão municipal, catadores e lideranças comunitárias e ambientais.

Durante o momento, a Delterra anunciou o início do programa de mudança comportamental voltado à gestão de resíduos, com o objetivo de estudar como a população lida com o descarte e então desenvolver soluções educativas e práticas para fortalecer a economia circular no município. A Capital do Agreste foi escolhida como cidade-piloto dessa iniciativa.

Ao longo da semana, os representantes da Delterra visitaram associações de reciclagem, Ecopontos e empresas de compostagem, e entrevistaram moradores sobre o funcionamento da coleta de resíduos no município. A equipe também participou da audiência pública sobre a revisão do Código Municipal de Meio Ambiente, que também teve como tema gestão resíduos e economia circular.

Com essa nova etapa, Arapiraca se consolida como uma das cidades brasileiras mais engajadas quando o assunto é reciclagem e sustentabilidade. A parceria com a Delterra é um projeto inédito no Brasil e, anteriormente, apenas cidades da Argentina e Indonésia mantinham laços com a instituição.

Além deste projeto, o município também segue avançando em outras frentes e ganhando outros tipos de reconhecimento, como o do selo Tree Cities of the World, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) por dois anos consecutivos. Esses reconhecimentos refletem o trabalho contínuo da SMDUMA e o compromisso do prefeito Luciano Barbosa em construir uma cidade cada vez mais verde e consciente do seu papel na preservação do meio ambiente.