Com banda Vibrações, Prefeitura de Arapiraca celebra Festival da Consciência Negra
A abertura do festival, na segunda-feira (17), acontece na Tenda Cultural Afrísio Acácio
A resistência, cultura e saber do povo negro são homenageadas no mês de novembro, mês da Consciência Negra. Em Arapiraca, diversas atividades acontecem ao longo desses 30 dias, tendo como culminância o I Festival da Consciência Negra. O Festival reúne música, moda, ancestralidade, cultura e tradições entre os dias 17 a 21 de novembro. Pela primeira vez na Praça Luiz Pereira Lima, a banda Vibrações é uma das atrações deste festival realizado pela Prefeitura de Arapiraca e Sesc Arapiraaca.
A abertura do festival, na segunda-feira (17), acontece na Tenda Cultural Afrísio Acácio e conta com a presença de lideranças quilombolas e exposição de indumentárias, a apresentação cultural será do grupo Pérolas Negras. Durante o evento, diversos serviços de saúde, educação e assistência acontecerão no espaço, além dos parceiros Dismoto, Grupo Coringa, Uninassau e Tio Vieira, que estarão com stands no local.
A Casa da Cultura também terá novas exposições abertas ao público com a temática, as produções das comunidades quilombolas do Carrasco e Pau D’Arco e da artista Ana Araújo contarão a história e tradições das comunidades.
Na terça-feira (18), a programação segue no Sesc Arapiraca com visita mediada na galeria de artes que está com a exposição Memórias do Inconsciente, do artista Jhonysson Nobre e oficinas de arte. A Mostra Sesc de Cinema, no Teatro Hermeto Pascoal, será temática com exibição de filmes que celebram a história e cultura afro-brasileira.
A Noite Preta, na quarta-feira (19), será um momento de destacar a fé e história afro-brasileira em Arapiraca, com exposições, gastronomia, música e roda de conversas. Os batuques ecoarão resistência na tocada de recepção com os ogãs das casas de matriz africana de Arapiraca. A roda de conversa terá a participação dos representantes dis terreiros, Mãe Rita, Pai Samuel Ketu, Genilda representando o Carrasco, Laurinete representando o Pau D’arco e Pai Quinha, com a entrega de certificados que reconhece a luta e resistência do povo negro. Para encerrar a noite, as bandas Vibrações e Quiçaça sobem ao palco da Tenda Cultural Afrísio Acácio para celebrar a Consciência Negra.
No dia da Consciência Negra, 20, a programação será no Bosque das Arapiracas, com apresentações dos grupos Brilho da Raça, Pérolas Negras, Afro Ara, Afoxé Xango Layô, além de oficinas de turbantes, pintura afro e tranças, feirinha de artesanato, além dos stands parceiros.
Arapiraca encerra a programação da Consciência Negra com uma edição especial do Desfile Vestir Agreste, com a temática Negritude in foco, na Tenda Cultural Afrísio Acácio, na sexta-feira (21), a partir das 17h. O desfile é uma homenagem à cultura e moda negra que encanta a todos.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
