Agenda Cultural

Com banda Vibrações, Prefeitura de Arapiraca celebra Festival da Consciência Negra

A abertura do festival, na segunda-feira (17), acontece na Tenda Cultural Afrísio Acácio

Por 7Segundos com assessoria 07/11/2025 18h06 - Atualizado em 07/11/2025 18h06
Com banda Vibrações, Prefeitura de Arapiraca celebra Festival da Consciência Negra
Arapiraca encerra a programação da Consciência Negra com uma edição especial do Desfile Vestir Agreste, com a temática Negritude in foco, na Tenda Cultural Afrísio Acácio, na sexta-feira (21), - Foto: Reprodução

A resistência, cultura e saber do povo negro são homenageadas no mês de novembro, mês da Consciência Negra. Em Arapiraca, diversas atividades acontecem ao longo desses 30 dias, tendo como culminância o I Festival da Consciência Negra. O Festival reúne música, moda, ancestralidade, cultura e tradições entre os dias 17 a 21 de novembro. Pela primeira vez na Praça Luiz Pereira Lima, a banda Vibrações é uma das atrações deste festival realizado pela Prefeitura de Arapiraca e Sesc Arapiraaca.

A abertura do festival, na segunda-feira (17), acontece na Tenda Cultural Afrísio Acácio e conta com a presença de lideranças quilombolas e exposição de indumentárias, a apresentação cultural será do grupo Pérolas Negras. Durante o evento, diversos serviços de saúde, educação e assistência acontecerão no espaço, além dos parceiros Dismoto, Grupo Coringa, Uninassau e Tio Vieira, que estarão com stands no local.

A Casa da Cultura também terá novas exposições abertas ao público com a temática, as produções das comunidades quilombolas do Carrasco e Pau D’Arco e da artista Ana Araújo contarão a história e tradições das comunidades.

Na terça-feira (18), a programação segue no Sesc Arapiraca com visita mediada na galeria de artes que está com a exposição Memórias do Inconsciente, do artista Jhonysson Nobre e oficinas de arte. A Mostra Sesc de Cinema, no Teatro Hermeto Pascoal, será temática com exibição de filmes que celebram a história e cultura afro-brasileira.

A Noite Preta, na quarta-feira (19), será um momento de destacar a fé e história afro-brasileira em Arapiraca, com exposições, gastronomia, música e roda de conversas. Os batuques ecoarão resistência na tocada de recepção com os ogãs das casas de matriz africana de Arapiraca. A roda de conversa terá a participação dos representantes dis terreiros, Mãe Rita, Pai Samuel Ketu, Genilda representando o Carrasco, Laurinete representando o Pau D’arco e Pai Quinha, com a entrega de certificados que reconhece a luta e resistência do povo negro. Para encerrar a noite, as bandas Vibrações e Quiçaça sobem ao palco da Tenda Cultural Afrísio Acácio para celebrar a Consciência Negra.

No dia da Consciência Negra, 20, a programação será no Bosque das Arapiracas, com apresentações dos grupos Brilho da Raça, Pérolas Negras, Afro Ara, Afoxé Xango Layô, além de oficinas de turbantes, pintura afro e tranças, feirinha de artesanato, além dos stands parceiros.

Arapiraca encerra a programação da Consciência Negra com uma edição especial do Desfile Vestir Agreste, com a temática Negritude in foco, na Tenda Cultural Afrísio Acácio, na sexta-feira (21), a partir das 17h. O desfile é uma homenagem à cultura e moda negra que encanta a todos.