Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Governo dos EUA reduziu tarifas para café, carnes e frutas após “considerar as informações e recomendações” fornecidas por autoridades
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse, neste sábado (15/11), que o anúncio dos Estados Unidos sobre a redução na tarifa de 50% imposta à importação de café, carnes e frutas, alguns dos itens mais afetados pelo tarifaço imposto ao Brasil em agosto, foi positiva e que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai “continuar trabalhando para reduzir mais”.
De acordo com o governo norte-americano, a medida tem efeito retroativo e passou a valer a partir da 0h01 de quinta-feira (13/11). A redução, nesse caso, refere-se apenas à tarifa recíproca de 10%, aplicada por Trump em 2 de abril deste ano. A taxa adicional de 40% contra o Brasil, oficializada pelo republicano no final de julho, segue valendo.
“Primeiro, nós vamos continuar trabalhando para reduzir mais. No caso do café, não faz sentido, pois a tarifa ainda é alta, é de 40%, e o Brasil é o maior fornecedor para os Estados Unidos. São avanços sucessivos, vem uma avenida pela frente ainda de trabalho”, disse.
Vice-presidente salientou neste sábado (15/11) que o Vietnã, um dos principais concorrentes do Brasil no setor, teve a tarifa reduzida de 20% para 0%, enquanto o café brasileiro segue com tarifas de 40%.
O recuo parcial de Trump se deu após “considerar as informações e recomendações” fornecidas por autoridades, o andamento de negociações com parceiros comerciais e demandas do mercado interno. Na quinta-feira (13/11), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington D.C. para dar sequência às negociações sobre o tarifaço.
Segundo o chanceler trumpista, ambos discutiram “assuntos de importância mútua”, destacando a construção de um “quadro de reciprocidade” para a relação comercial entre os dois países. Ambos deverão ter uma nova rodada de negociações em breve. Ao mesmo tempo, após o anúncio na redução tarifária, Trump disse não considerar necessário fazer novos cortes.
Questionado sobre a viagem de uma comitiva brasileira para os EUA, Alckmin não descartou que o governo Lula vá ao país para tentar novas negociações, mas disse que, por ora, não há nada marcado.
Últimas notícias
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Enem 2025: o que é permitido e o que é proibido no dia da 2ª prova?
Motocicleta é furtada em frente à ginásio no Conjunto Cleto Marques Luz, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
