Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Governo dos EUA reduziu tarifas para café, carnes e frutas após “considerar as informações e recomendações” fornecidas por autoridades
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse, neste sábado (15/11), que o anúncio dos Estados Unidos sobre a redução na tarifa de 50% imposta à importação de café, carnes e frutas, alguns dos itens mais afetados pelo tarifaço imposto ao Brasil em agosto, foi positiva e que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai “continuar trabalhando para reduzir mais”.
De acordo com o governo norte-americano, a medida tem efeito retroativo e passou a valer a partir da 0h01 de quinta-feira (13/11). A redução, nesse caso, refere-se apenas à tarifa recíproca de 10%, aplicada por Trump em 2 de abril deste ano. A taxa adicional de 40% contra o Brasil, oficializada pelo republicano no final de julho, segue valendo.
“Primeiro, nós vamos continuar trabalhando para reduzir mais. No caso do café, não faz sentido, pois a tarifa ainda é alta, é de 40%, e o Brasil é o maior fornecedor para os Estados Unidos. São avanços sucessivos, vem uma avenida pela frente ainda de trabalho”, disse.
Vice-presidente salientou neste sábado (15/11) que o Vietnã, um dos principais concorrentes do Brasil no setor, teve a tarifa reduzida de 20% para 0%, enquanto o café brasileiro segue com tarifas de 40%.
O recuo parcial de Trump se deu após “considerar as informações e recomendações” fornecidas por autoridades, o andamento de negociações com parceiros comerciais e demandas do mercado interno. Na quinta-feira (13/11), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington D.C. para dar sequência às negociações sobre o tarifaço.
Segundo o chanceler trumpista, ambos discutiram “assuntos de importância mútua”, destacando a construção de um “quadro de reciprocidade” para a relação comercial entre os dois países. Ambos deverão ter uma nova rodada de negociações em breve. Ao mesmo tempo, após o anúncio na redução tarifária, Trump disse não considerar necessário fazer novos cortes.
Questionado sobre a viagem de uma comitiva brasileira para os EUA, Alckmin não descartou que o governo Lula vá ao país para tentar novas negociações, mas disse que, por ora, não há nada marcado.
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
