Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Governo dos EUA reduziu tarifas para café, carnes e frutas após “considerar as informações e recomendações” fornecidas por autoridades
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse, neste sábado (15/11), que o anúncio dos Estados Unidos sobre a redução na tarifa de 50% imposta à importação de café, carnes e frutas, alguns dos itens mais afetados pelo tarifaço imposto ao Brasil em agosto, foi positiva e que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai “continuar trabalhando para reduzir mais”.
De acordo com o governo norte-americano, a medida tem efeito retroativo e passou a valer a partir da 0h01 de quinta-feira (13/11). A redução, nesse caso, refere-se apenas à tarifa recíproca de 10%, aplicada por Trump em 2 de abril deste ano. A taxa adicional de 40% contra o Brasil, oficializada pelo republicano no final de julho, segue valendo.
“Primeiro, nós vamos continuar trabalhando para reduzir mais. No caso do café, não faz sentido, pois a tarifa ainda é alta, é de 40%, e o Brasil é o maior fornecedor para os Estados Unidos. São avanços sucessivos, vem uma avenida pela frente ainda de trabalho”, disse.
Vice-presidente salientou neste sábado (15/11) que o Vietnã, um dos principais concorrentes do Brasil no setor, teve a tarifa reduzida de 20% para 0%, enquanto o café brasileiro segue com tarifas de 40%.
O recuo parcial de Trump se deu após “considerar as informações e recomendações” fornecidas por autoridades, o andamento de negociações com parceiros comerciais e demandas do mercado interno. Na quinta-feira (13/11), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington D.C. para dar sequência às negociações sobre o tarifaço.
Segundo o chanceler trumpista, ambos discutiram “assuntos de importância mútua”, destacando a construção de um “quadro de reciprocidade” para a relação comercial entre os dois países. Ambos deverão ter uma nova rodada de negociações em breve. Ao mesmo tempo, após o anúncio na redução tarifária, Trump disse não considerar necessário fazer novos cortes.
Questionado sobre a viagem de uma comitiva brasileira para os EUA, Alckmin não descartou que o governo Lula vá ao país para tentar novas negociações, mas disse que, por ora, não há nada marcado.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
