Política

Senadores do MDB podem barrar indicação de Lula ao STF

Petista vê com temor movimentação da oposição para que Messias seja rejeitado como ministro do Supremo

Por Felipe Ferreira 25/11/2025 10h10 - Atualizado em 25/11/2025 11h11
Senadores do MDB podem barrar indicação de Lula ao STF
Renan Calheiros e Fernando Farias são os representantes do MDB de Alagoas no Senado - Foto: Montagem 7Segundos

Os senadores do MDB podem ser uma pedra no sapato do presidente Lula durante a análise de Jorge Messias como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo aliados do petista, a oposição tenta convencer os emedebistas a rejeitaram o nome indicado por Lula.

Com 11 senadores, a bancada do MDB pode bater o pé e não aprovar Messias para o Supremo. Informações de bastidores apontam que um dos nomes preferidos do partido seria o do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

Ministros do presidente Lula teriam identificado uma movimentação da oposição para tentar convencer os emebebistas a barrar a indicação de Lula.

Dentre os emedebistas que podem aderir ao movimento de rejeição de Messias estão os alagoanos Renan Calheiros, membro titular na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e Fernando Farias, suplente do colegiado.

Apesar da movimentação da oposição com senadores do MDB, os emedebistas alagoanos podem seguir a orientação do presidente Lula.

Vale destacar que uma ala do Senado, incluindo o atual presidente Davi Alcolumbre (União-AP), defende que Rodrigo Pacheco (PSD-MG) seja indicado por Lula como ministro do STF. Lula já disse que não quer.