Política

Delegado Leonam participa de mutirão Pop Rua Jud em Arapiraca e reforça compromisso com inclusão

Evento foi realizado nesta quinta-feira (27)

Por 7Segundos, com Assessoria 27/11/2025 15h03 - Atualizado em 27/11/2025 15h03
Delegado Leonam participa de mutirão Pop Rua Jud em Arapiraca e reforça compromisso com inclusão
Leonam acompanhou o funcionamento das atividades e destacou a importância do evento para garantir dignidade e direitos básicos à população - Foto: Assessoria

O deputado estadual Delegado Leonam (União Brasil) marcou presença, nesta quinta-feira (27), no Mutirão Pop Rua Jud, realizado em Arapiraca. A ação é uma força-tarefa nacional voltada ao atendimento de pessoas em situação de rua, integrando serviços essenciais como emissão de documentos, orientações jurídicas, assistência social e atendimentos de saúde. Criado pela Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Pop Rua Jud tem se expandido em várias regiões do país, com o objetivo de aproximar o sistema de Justiça da população mais vulnerável.

Durante o mutirão, Delegado Leonam acompanhou de perto o funcionamento das atividades e destacou a importância do evento para garantir dignidade e direitos básicos à população. “A presença do Estado precisa ser sentida por todos, especialmente por quem mais precisa. A minha participação neste mutirão reafirma nosso compromisso com políticas públicas de inclusão, garantindo acesso à justiça, cidadania e atendimento humanizado. É assim que construímos uma sociedade mais justa e solidária”, afirmou o deputado.

O Pop Rua Jud disponibiliza gratuitamente uma série de atendimentos, entre eles: emissão de documentos como RG, CPF e título de eleitor; orientações jurídicas e resolução de demandas judiciais cíveis; encaminhamento para empregabilidade e geração de renda; atendimentos de saúde, como testes rápidos e exames; apoio em assistência social, incluindo orientações sobre benefícios como o CadÚnico.

O mutirão reúne diversos órgãos e entidades, reforçando o caráter colaborativo da iniciativa. Entre os participantes estão: Ministério Público Federal, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado, Casa de Direitos de Arapiraca, Secretaria Municipal de Saúde, Caixa Econômica Federal, Cesmac do Agreste, Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Alagoas, entre outras instituições parceiras.