Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Análises independentes começam na próxima semana para apurar possível relação entre atividade mineral e danos estruturais em imóveis do município
Moradores da zona rural de Craíbas, no Agreste de Alagoas, convivem há anos com rachaduras em paredes, tetos e sinais de afundamento em imóveis. As queixas, que se acumulam desde 2021, motivaram uma série de denúncias e agora serão alvo de uma investigação técnica independente.
Na próxima semana, o Laboratório de Lavra de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) dará início a estudos no município para apurar se os danos estruturais registrados nas residências têm relação com a atividade de mineração na região. A análise foi definida após um acordo homologado pela Justiça Federal.
Os trabalhos serão custeados pela Mineração Vale Verde, responsável pela extração de cobre, ferro e ouro em Craíbas. A empresa é apontada por moradores como possível responsável pelos impactos no solo, principalmente em áreas próximas à lavra.
Segundo os relatos, além das fissuras nos imóveis, a população enfrenta poeira constante, ruídos intensos e tremores frequentes, que coincidem com explosões realizadas na mineração. Diante da situação, os moradores recorreram à Defensoria Pública da União (DPU), que levou o caso à Justiça.
A investigação em Craíbas ocorre em meio a um contexto sensível em Alagoas, marcado pelo desastre geológico em Maceió, associado à extração de salgema, que resultou no deslocamento de milhares de famílias.
Enquanto os estudos não são concluídos, famílias da zona rural do município seguem vivendo com incertezas sobre a segurança de suas casas e aguardam que os laudos técnicos tragam respostas e indiquem medidas de proteção.
Últimas notícias
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
