Arapiraca reduz fila de espera com ampliação de acesso a cirurgias oncológicas
Mutirão vai agilizar o serviço para pacientes que já estão na fila e usuários que acabaram de realizar primeira consulta
Garantir acesso pleno ao Sistema Único de Saúde é uma prioridade da Prefeitura de Arapiraca. Por isso, em parceria com o Hospital Chama, a Secretaria Municipal de Saúde lançou uma nova edição do mutirão de cirurgias oncológicas, que vai agilizar a fila de espera para pacientes de 46 municípios do Agreste e Sertão que formam a 2ª Macrorregião de Saúde.
O objetivo do mutirão é ampliar o acesso dessas cirurgias não apenas para os pacientes que já estão na fila de espera, mas também usuários com indicação cirúrgica após a primeira consulta. Ao todo, serão realizadas 46 cirurgias e 97 consultas através do serviço da Unidade de Alta Complexidade Oncológica (UNACON) do hospital.
“A saúde de Arapiraca é referência para dezenas de município da nossa região, então ampliar o acesso a estas cirurgias significa garantir assistência especializada e humanizada para quem mais precisa. Com planejamento, força de vontade e uma equipe comprometida com o que faz, estamos otimizando tempo de resposta, fortalecendo o cuidado e garantindo esperança e dignidade para cada paciente e família na fila de espera do serviço”, destacou a secretária Rafaella Albuquerque.
A unidade do Hospital Chama é referência em tratamento oncológico para a 2ª macrorregião e a parceria com a Prefeitura de Arapiraca é fundamental para fortalecer a rede pública de saúde do município, garantindo que o tratamento ocorra de forma contínua e com qualidade e acolhimento em todas as etapas, desde o diagnóstico até o acompanhamento pós-operatório.
O coordenador oncológico do Chama, Dr. Rodolfo Tibério, destacou o trabalho conjunto entre hospital e Município para um bom funcionamento do processo. “A gente sabe que o tempo é primordial para as chances de cura, então essa parceria com a Prefeitura tem sido essencial para que possamos oferecer um atendimento ágil, devolvendo qualidade vida e garantindo que cada processo seja realizado com segurança e atenção”, ressaltou.
A Gestão Municipal já realizou, anteriormente, outros mutirões para agilizar filas de espera, contemplando também outros pacientes oncológicos, dermatológicos e de endocrinologia. Ações como esta reforçam o compromisso da Secretaria de Saúde em manter a qualidade da assistência prestada e garantir uma distribuição equitativa dos recursos disponíveis, ampliando cada vez mais o acesso ao SUS.
Veja também
Últimas notícias
Apartamento pega fogo em edifício na Ponta Verde, em Maceió
HGE reforça orientações de saúde para foliões no pré-Carnaval
Rafael Brito afirma que Pacto Nacional contra o Feminicídio deve diminuir falhas institucionais
Governador Paulo Dantas nomeia nova direção da Polícia Científica de Alagoas
Bloco Poca Tênis promete animar Major Izidoro com apoio da Prefeitura
Flávio Bolsonaro pressiona por candidatura própria do PL ao governo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
