Política

Lula x Bolsonaro: disputa pelo Senado em AL reflete polarização nacional

Enquanto Lula apoia Renan Calheiros, Bolsonaro escolheu Lira como seu candidato no estado

Por Felipe Ferreira 12/02/2026 12h12 - Atualizado em 12/02/2026 12h12
Lula x Bolsonaro: disputa pelo Senado em AL reflete polarização nacional
Lira e Calheiros se enfrentarão nas eleições deste ano representando Lula e Bolsonaro - Foto: Divulgação

A corrida pelas duas cadeiras da bancada de Alagoas no Senado Federal vem se desenhando em torno da polarização entre Lula e Bolsonaro. No estado, pelo menos dois candidatos se colocam como representantes oficiais dos grupos antagonistas.

Renan Calheiros, aliado histórico do presidente Lula em Alagoas, deve herdar o apoio natural do petista na disputa de outubro. Calheiros, em diversos momentos, advoga em favor do presidente e atua nos bastidores para que o MDB indique o vice na chapa de reeleição de Lula.

No campo bolsonarista, quem surge como candidato oficial é o ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), considerado um dos principais aliados do ex-presidente Bolsonaro durante sua gestão.

Ainda não houve, oficialmente, a indicação por parte da família Bolsonaro, ou mesmo por parte de Lira, de que há uma aliança pela candidatura do ex-presidente da Câmara. No entanto, um dos principais líderes do bolsonarismo no estado, vereador Leonardo Dias, afirmou que votará em Lira a pedido de Bolsonaro.

Assim como a corrida pelo Senado segue acirrada, a disputa presidencial — polarizada entre Lula e Flávio Bolsonaro — deve seguir o mesmo padrão com a crescente da direita no estado.

Para alavancar o nome de Flávio Bolsonaro, políticos da direita pretendem se unir para derrotar o lulismo em Alagoas.