Meio ambiente

Instituto do Meio Ambiente investiga mortandade de peixes em Jequiá da Praia

Principal suspeita é queda de oxigênio na laguna em decorrência das fortes chuvas Principal suspeita é queda de oxigênio na laguna em decorrência das fortes chuvas

Por 7Segundos com Ascom IMA/AL 12/02/2026 14h02
Instituto do Meio Ambiente investiga mortandade de peixes em Jequiá da Praia
Segundo Ricardo César, a principal suspeita é queda de oxigênio em decorrência das fortes chuvas - Foto: Ascom IMA/AL

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) começou a investigação da mortandade de centenas de peixes na laguna entre os povoados Mutuca e Paturais, em Jequiá da Praia. As causas estão sendo examinadas por meio de análises físico-químicas e biológicas que, após a finalização, o resultado do laudo será apresentado à sociedade.

De acordo com o coordenador de Gerenciamento Costeiro do IMA, Ricardo César, a principal suspeita é queda de oxigênio em decorrência das fortes chuvas nos últimos dias. Ele explicou que pelo fato de as lagunas costeiras serem rasas, caracterizadas por uma dinâmica muito baixa, todo material que vem dos rios que as abastecem se acumula no fundo delas.

“Em eventos como chuvas ou ventos fortes, há muita proliferação de matéria orgânica e de microrganismos que capturam muito oxigênio em um ambiente que já não é tão rico neste elemento, ocasionando a mortandade dos peixes. Infelizmente é um fenômeno recorrente nas lagunas costeiras”, destacou.

O IMA/AL recomenda a suspensão temporária da comercialização e do consumo das espécies tucunaré e piau, pelo risco à saúde humana.

O gerente do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA, Paulo Lira, acrescentou que a confirmação da causa será feita após as análises das amostras, água e resíduos que foram recolhidos pelos técnicos que estiveram no local nesta quarta-feira (11). “O procedimento segue parâmetros como o índice de oxigênio dissolvido e outras substâncias químicas e orgânicas presentes. O prazo para a finalização das análises é de sete dias úteis”, explicou.

Denuncie e ajude a fiscalizar


Qualquer pessoa pode solicitar uma análise da água através do Portal IMA+, ou realizar uma denúncia no aplicativo IMA Denuncie, disponível para android e iOS. Todas as queixas são anônimas, e só é preciso indicar o tipo de ocorrência, a localização e anexar imagens para que uma equipe seja direcionada para atender a solicitação.