Alckmin explica posição do governo contrária a quebra de patentes
O ministro do desenvolvimento, indústria e serviços, Geraldo Alckmin, explicou que a quebra de patentes pode trazer insegurança jurídica
O ministro do Desenvolvimento, Comércio e Indústria, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira (12) que o governo é contra a quebra de patentes de medicamentos e explicou que a medida pode gerar insegurança jurídica e diminuir os investimentos no país.
“Nós precisamos trazer para o Brasil mais centros de pesquisa, de desenvolvimento e de inovação. Quando você quebra uma patente, você está levando a uma insegurança jurídica, imprevisivelmente e isso reduz a segurança e investimentos no país”, disse durante uma coletiva de imprensa.
De acordo com Alckmin, o ministério também é contra a prorrogação de patentes, tendo em vista que a medida pode encarecer produtos farmacêuticos para o consumidor, prejudicando não só a saúde, como também o agronegócio.
Entenda a discussão sobre a quebra de patentes
Na segunda-feira (9), a Câmara dos Deputados aprovou a urgência de um projeto de lei que quebra a patente dos medicamentos Mounjaro e Zepbound, utilizados para tratar diabetes tipo 2 e obesidade.
Os fármacos ganharam popularidade nos últimos anos pela perda de peso mais rápida. O placar de aprovação da urgência foi de 337 votos favoráveis a 19 contrários.
Mounjaro, o mais conhecido dos medicamentos, é no nome comercial da tirzepatida, princípio ativo desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly.
O remédio atua no controle da glicose e do apetite ao imitar hormônios intestinais ligados à saciedade.
A quebra de patente permite que outros laboratórios produzam o medicamento, o que reduz preços e amplia a concorrência. No Sistema Único de Saúde (SUS), isso pode facilitar a incorporação do remédio e ampliar o acesso da população ao tratamento.
No entanto, especialistas apontam para a alta chance de judicialização caso a medida seja aprovada no Congresso, isso porque a Constituição Federal prevê o direito a propriedade intelectual.
Últimas notícias
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Mulher de 44 anos é atropelada em Santana do Ipanema e encaminhada ao hospital
Alckmin explica posição do governo contrária a quebra de patentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
