Lavagem das Escadarias do Rosário abre Carnaval com fé e tradição em Penedo
Cortejo liderado por religiões de matriz africana une espiritualidade e cultura popular no início da folia no Baixo São Francisco
A cidade de Penedo, no Baixo São Francisco alagoano, deu início oficialmente às comemorações carnavalescas com a tradicional Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário. O ato, considerado um dos mais emblemáticos do calendário cultural do município, reuniu moradores e visitantes em um momento marcado por espiritualidade, ancestralidade e diversidade.
Há mais de 20 anos, o cortejo é conduzido por representantes das religiões de matriz africana, que saem em caminhada pela principal via da cidade até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Durante o percurso, os toques dos atabaques ecoam pelas ruas históricas, reforçando o caráter simbólico da celebração.
Vestidas com trajes tradicionais, baianas realizam a lavagem do Beco da Preguiça e das escadarias da igreja utilizando água de cheiro e calabrias. O gesto é acompanhado de orações e pedidos por paz, proteção e prosperidade para a população.
Mais do que um rito religioso, a cerimônia representa o encontro entre diferentes tradições e reafirma a identidade cultural da cidade. Após o momento solene, a programação segue com apresentações de frevo e outras atividades carnavalescas, movimentando o Centro Histórico e contemplando públicos de todas as idades.
Últimas notícias
Conasa é proibida pela Justiça de abrir novas valas em Palmeira dos Índios
Foragido por homicídio em Maceió é preso com apoio da Polícia Civil da Bahia
Confira os horários de funcionamento das unidades do Hemoal no feriadão de Tiradentes
Helicóptero cai em Campina Grande com quatro pessoas a bordo
Sargento da reserva da PM é detido por desobedecer e sacar arma durante abordagem
Jovem fica ferido após ser atropelado em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
