Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
A confraternização continuou no período da tarde, no ginásio do Instituto Federal de Alagoas, onde foram realizados aulões da arte ancestral
O último final de semana foi marcado pelo ritmo do berimbau e a força da cultura popular em Penedo. O Grupo de Capoeira Mandingueiros celebrou sua “maioridade” com uma programação intensa que movimentou praças públicas e o ginásio do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), reunindo alunos, mestres e a comunidade local.
Fundado há 18 anos pelo Mestre Bentinho, o grupo nasceu com o propósito de resgatar a história e promover a inclusão social por meio do projeto que tem sede no Barro Vermelho – o primeiro bairro de Penedo – atendendo crianças, adolescentes e jovens, inclusive em escolas da rede pública municipal.
A comemoração do trabalho começou no sábado, 2, no Largo São Gonçalo, com apresentações de rodas de capoeira, com participação de mestres que atuam em outros municípios.
A confraternização continuou no período da tarde, no ginásio do Instituto Federal de Alagoas, onde foram realizados aulões da arte ancestral, apresentações culturais de xaxado, coco de roda, carimbó, maculelê e puxada de rede.
Os 18 anos do Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo teve ainda a 4ª edição do Prêmio Fazedores de Cultura, reconhecimento às pessoas que dedicam suas vidas à promoção da arte e das tradições.
“Nosso grupo não forma apenas capoeiristas, forma cidadãos conscientes da sua história. Celebrar 18 anos é reafirmar que a cultura é o caminho para transformar vidas”, ressalta Mestre Bentinho, frisando que a instituição promove outras atividades, além da capoeira, e que o nome do grupo carrega uma carga histórica profunda e pouco difundida.
Segundo o fundador, trata-se de uma homenagem direta aos negros escravizados mandingueiros que viveram no Brasil, africanos de origem muçulmana fundamentais na resistência e na formação da identidade nacional.
Últimas notícias
Polícia encontra ferimentos no irmão de menina chutada pelo pai no PR
Bolos gigantes: Cozinha de confeiteira famosa é destruída após explosão de botijão de gás
Justiça mantém post de Erika Hilton contra prefeita que vetou trans em banheiros
Leonardo Dias critica governo Lula após explosão do número de pessoas em situação de rua
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Prefeito assina ordem de serviço para obras de infraestrutura entre povoados em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
