ALE promulga lei de autoria do deputado André Silva que amplia Programa Ronda do Bairro para Arapiraca
Segundo o deputado André Silva, a medida representa um avanço significativo para a segurança pública no interior do estado
A segurança pública de Arapiraca ganhou um importante reforço na última terça-feira (19), com a promulgação da Lei nº 9.891/2026, de autoria do deputado estadual André Silva, que amplia o rol de atuação do Programa Ronda do Bairro para o município do Agreste alagoano.
A nova legislação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico da Assembleia Legislativa de Alagoas e autoriza o Poder Executivo Estadual a incluir Arapiraca entre as cidades contempladas pelo programa de policiamento comunitário.
Segundo o deputado André Silva, a medida representa um avanço significativo para a segurança pública no interior do estado e atende a uma demanda antiga da população arapiraquense.
“Arapiraca é uma das cidades mais importantes de Alagoas e precisava dessa atenção especial na área da segurança. O Ronda do Bairro tem mostrado resultados positivos onde atua, aproximando as forças de segurança da população e promovendo ações preventivas e sociais”, destacou o parlamentar.
O Programa Ronda do Bairro é conhecido pela atuação integrada entre policiamento ostensivo, mediação de conflitos e ações sociais, trabalhando de forma preventiva em regiões urbanas com maior vulnerabilidade.
A expectativa é que a chegada do programa em Arapiraca contribua para:
* aumento da sensação de segurança;
* fortalecimento do policiamento comunitário;
* redução de conflitos urbanos;
* apoio social a famílias em situação de vulnerabilidade.
A lei promulgada possui caráter autorizativo, permitindo que o Governo do Estado avance agora para as etapas de regulamentação, estruturação operacional e definição das áreas que serão atendidas inicialmente pelo programa.
Nos bastidores políticos, a aprovação da proposta é vista como uma importante vitória do deputado André Silva, que vem defendendo a interiorização de políticas públicas estaduais e o fortalecimento da segurança nos municípios do interior.
A Lei nº 9.891/2026 entrou em vigor na data de sua publicação.
Últimas notícias
Sucesso em Maceió, “Velocidade” acelera expansão e chega a Arapiraca com novo espaço para o universo automobilístico
ALE promulga lei de autoria do deputado André Silva que amplia Programa Ronda do Bairro para Arapiraca
Prefeitura de Arapiraca terá programação especial neste domingo (31) no Bosque das Arapiracas
Em clima de Copa do Mundo, Arapiraca vai realizar o MashDay contra a gordura no fígado no Caeti 1
Defensoria Pública articula campanha contra o racismo, a homofobia e misoginia nos estádios de futebol de Alagoas
Mãe explica por que não deixa os filhos viajarem na classe executiva
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Banco do Brasil lança plataforma digital para venda de imóveis
