Arapiraca instala solução baseada na natureza para medir qualidade do ar
Projeto reforça a importância do monitoramento contínuo dos aspectos climáticos e do planejamento urbano sustentável
Quando o assunto é sustentabilidade e uma comunidade verde e saudável, Arapiraca conta com colaborações de peso no campo da pesquisa. Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e a Universidade de São Paulo (USP), o município está ampliando estudos sobre aspectos climáticos através da instalação de bioindicadores nos territórios do município.
O estudo tem como objetivo estudar a relação entre a arborização urbana e o clima em Arapiraca, demonstrando todos os benefícios que uma comunidade arborizada pode trazer para a saúde da população. Para isso, o município instalou barbas-de-velho em árvores de locais estratégicos na cidade, como na Ciclovia do Trabalhador.

A barba-de-velho é uma bromélia sem raízes que vive pendurada em galhos de árvores e absorve água e nutrientes diretamente da atmosfera. Por ser extremamente sensível à poluição, ela é um bioindicador natural da qualidade do ar, indicando a presença de metais pesados e poluentes que vêm da queima de combustíveis.
O responsável pelo projeto é o doutorando em Ciência Ambiental da USP, Lucas Monteiro, que esteve presente em Arapiraca trabalhando ao lado da Superintendência de Meio Ambiente da SMDUMA para estudar os efeitos da arborização urbana na diminuição da poluição atmosférica.
“Essa é uma pesquisa muito importante para a gente pensar os aspectos climáticos, alinhados à saúde pública e a arborização aqui em Arapiraca. Para isso, contamos com uma iniciativa muito representativa da SMDUMA, em parceria com as universidades, para fortalecer o planejamento ambiental, urbano e climático da nossa cidade”, afirma o superintendente, Fellipe Barbosa.
Segundo o pesquisador da USP, uma das bases para uma arborização urbana eficaz e saudável é a Regra 3/30/300, criada pelo holandês Cecil Konijnendijk. A regra consiste em três metas simples: toda pessoa deve conseguir enxergar pelo menos três árvores da janela da própria casa, cada bairro deve ter no mínimo 30% de cobertura vegetal e todo cidadão deve estar a 300 metros de um espaço verde público.
Com esta iniciativa, Arapiraca fortalece o laço entre pesquisa acadêmica e gestão pública em prol de uma cidade mais sustentável, que segue em direção a um equilíbrio entre crescimento urbano, preservação ambiental e qualidade de vida para a população.
Últimas notícias
[Vídeo] Explosão em obra de transposição do Rio São Francisco atinge 40 casas
Confira os números da Lotofácil 3718 sorteados nesta terça (23/6)
Prefeitura informa funcionamento dos serviços em Penedo no feriado de São João, nesta quarta-feira, 24
Arapiraca conquista nota máxima do Tesouro Nacional em gestão fiscal pelo terceiro ano consecutivo
"Não podemos nos acostumar": Cabo Bebeto cobra Governo por atrasos na entrega de hospitais em Alagoas
Marina Candia valoriza tradição do rendendê e destaca riqueza cultural de Entremontes
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
