Política

Aliados de deputado alagoano são alvo da PF por suposto desvio de cota parlamentar

A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF)

Por Felipe Ferreira 01/07/2026 11h11 - Atualizado em 01/07/2026 11h11
Aliados de deputado alagoano são alvo da PF por suposto desvio de cota parlamentar
PF investiga aliados de Sóstenes Cavalcante - Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (1), a Operação Galho Fraco II, com o objetivo de colher provas sobre um suposto esquema de desvios de cota parlamentar. O foco desta etapa são pessoas ligadas ao deputado federal Sóstenes Cavalcante, atual líder do PL na Câmara dos Deputados.

Embora o parlamentar tenha construído sua base eleitoral e consolidado sua trajetória política no Rio de Janeiro, Sóstenes Cavalcante é natural de Maceió. Nascido na capital alagoana, ele migrou para o cenário fluminense, onde se elegeu deputado federal.

Segundo a PF, a operação apura os crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude processual e organização criminosa. O esquema consistiria no uso irregular da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap) por meio de contratos fraudulentos de locação de veículos.

Nesta fase atual, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, em Goiás e em Minas Gerais. O deputado Sóstenes Cavalcante, que já havia sido alvo em uma etapa anterior da investigação, não aparece entre os alvos dos mandados desta quarta-feira.

Em manifestações anteriores, a assessoria do parlamentar informou que ele aguarda o acesso formal às decisões judiciais para se pronunciar detalhadamente sobre o caso.