Saúde

Família faz rifa para custear cirurgias de bebê nascida com malformações

Aylla, de quatro meses, nasceu com fissura labiopalatina bilateral e outras malformações; prêmio é um iPhone 17 Pro Max

Por Gabrielly Farias 06/07/2026 15h03
Família faz rifa para custear cirurgias de bebê nascida com malformações
Família de Aylla promove rifa de um iPhone 17 Pro Max para arrecadar recursos destinados ao tratamento da bebê - Foto: Cortesia

A família da pequena Aylla, de apenas quatro meses, moradora do município de Feliz Deserto, no Litoral Sul de Alagoas, está promovendo uma rifa solidária para arrecadar recursos destinados ao tratamento de saúde da bebê, que nasceu com fissura labiopalatina bilateral, além de outras condições que exigem acompanhamento médico especializado.

Segundo a família, Aylla apresenta o grau mais severo da fissura, que compromete o lábio, a gengiva, o nariz e o palato (céu da boca). Ela também foi diagnosticada com coloboma, uma malformação nos olhos, e com persistência do canal arterial (CAP), alteração cardíaca que segue em acompanhamento com uma cardiologista pediátrica.

Além disso, a criança está em investigação genética para identificar uma possível síndrome. Exames já descartaram as síndromes de Patau e Edwards, inicialmente suspeitadas pelos médicos após o nascimento.

A primeira cirurgia de Aylla, chamada de queiloplastia, responsável pela correção do lábio, da gengiva e do nariz, deve ser realizada quando ela completar seis meses de idade. Posteriormente, a bebê também precisará passar pela palatoplastia, procedimento que reconstrói o palato e ajuda a evitar sequelas na fala e outras complicações.

Para ajudar a custear as despesas com o tratamento, a família está rifando um iPhone 17 Pro Max. Cada número custa R$ 100, e o sorteio será realizado pela Loteria Federal, após a venda de todos os bilhetes.

Os interessados em colaborar podem realizar o pagamento via Pix pela chave [email protected].