Politicando
De 2000 até hoje, apenas dois presidentes da Câmara Federal não tem problemas com a Justiça
De 2000 para cá... dos 13 presidentes que a Câmara Federal já teve apenas dois nunca responderam a processo. Um até que respondeu, mas os processos foram arquivados.
Trata- se dos alagoanos Aldo Rebelo e José Thomás Nonô. Eles foram os únicos que assumiram a Presidência da Câmara e jamais responderam a processos judiciais.
Abaixo veja a lista com os nomes dos presidentes:
Aécio Neves (fevereiro de 2001 a dezembro de 2002) – investigado em 8 inquéritos no STF: INQ 4246, INQ 4244, INQ 4444, INQ 4414, INQ 4423, INQ 4436, INQ 4392 e INQ 4506;
Efraim de A. Morais (dezembro de 2002 a fevereiro de 2003) – respondeu a 2 inquéritos, já arquivados pelo STF;
João Paulo Cunha (fevereiro de 2003 a fevereiro de 2005) – condenado e preso pelo ‘Mensalão’. Teve a pena perdoada pelo STF em março de 2016;
Severino Cavalcanti (fevereiro a setembro de 2005) – respondeu a inquérito pelo chamado ‘Mensalinho’ quando ainda era o primeiro-secretário da Câmara. Renunciou ao mandato para evitar cassação;
José Thomaz Nonô (interino, de 21 a 28 de setembro de 2005) – não responde a inquérito;
Aldo Rebelo (setembro de 2005 a fevereiro de 2007) – Não há procedimentos instalados contra ele;
Arlindo Chinaglia (maio de 2007 a janeiro de 2009) – investigado em 2 inquéritos. Um dele relacionado à Lava Jato;
Michel Temer (fevereiro de 2009 a dezembro de 2010) – investigado em 1 inquérito relacionado à Lava Jato: aqui;
Marco Maia (fevereiro de 2011 a fevereiro de 2013) – investigado em 2 inquéritos relacionados à Lava Jato;
Henrique Eduardo Alves (fevereiro de 2013 a fevereiro de 2015) – preso na última 3ª feira (6.jun) na operação Manus, nova fase da Lava Jato. Teria recebido propina na construção da Arena das Dunas, estádio construído para a Copa do Mundo. Foi ministro do Turismo de Michel Temer. Pediu demissão após ser citado na delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.
Eduardo Cunha (fevereiro de 2015 a julho de 2016) – preso desde outubro de 2016 pela Operação Lava Jato. Condenado a 15 anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. É réu em outras duas ações penais;
Waldir Maranhão (interino, de maio a julho de 2016) – investigado em 3 inquéritos;
Rodrigo Maia (julho de 2016 até o presente) – investigado em 2 inquéritos relacionados à Lava Jato.
Sobre o blog
O Politicando, do Portal 7Segundos, é um blog voltado aos bastidores da política alagoana, trazendo informações, análises e os principais movimentos do cenário político estadual e nacional. Com linguagem dinâmica e apuração rápida, o espaço acompanha eleições, articulações, gestão pública e os fatos que movimentam os corredores do poder em Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
IPTU 2026: Sétima parcela vence na quarta-feira (30); saiba como emitir a guia
Ministro destaca que Daniel foi um dos principais articuladores do VLT de Arapiraca
Área Social do Clube do Servidor será aberta apenas no domingo (27), em Arapiraca
Projeto Poste Limpo já retirou mais de 300 toneladas de fiação em 18 bairros de Maceió
Dois réus são condenados por mortes de pescador e adolescente em Maceió
