Rodrigo Cunha
Novos movimentos na política: a mudança pelo coletivo
Seja pelo baixo sentimento de representatividade ou pela luta contra a corrupção, o fato é que as pessoas estão se engajando em um processo de mudança

O envolvimento na política tem ganhado novas conotações nos últimos anos. Seja pelo baixo sentimento de representatividade ou pela luta contra a corrupção, o fato é que as pessoas estão se engajando em um processo de mudança nesse cenário e estão dispostas a se unirem em torno de causas maiores através da política.
Os protestos de junho de 2013, a revolta com os altos custos da Copa do Mundo no Brasil e a corrupção escancarada pela Lava Jato deram vazão para que movimentos políticos organizados fossem criados. Ao contrário do que ocorreu na década de 1980, onde sindicatos e movimentos sociais de esquerda foram a voz que acabou desembocando no surgimento de partidos políticos, esses novos engajados são de diversas profissões, com pensamentos plurais e buscam a transformação de diversas maneiras.
Um caso muito interessante é o Politize, que se auto denomina como uma “rede de pessoas e organizações comprometidas com a ideia de levar educação política para cidadãos de todo o Brasil”. Divididos em três funções principais: aprendizado, inspiração e o ensino, eles estão transformando o conhecimento na política em algo aberto, didático e esclarecedor. Através da sua plataforma, qualquer indivíduo pode ter acesso a e-books, vídeos, testar seus conhecimentos com o aplicativo politiquiz ou até mesmo levar o conhecimento para a sala de aula com jogos e dinâmicas de educação política.
Há também outras iniciativas que vão além da conscientização e estão encorajando pessoas a entrarem de fato na política ou dando maior suporte para os que já fazem parte. São os casos da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), a qual faço parte; os movimentos Agora e Acredito; e o Renova BR. Eles possuem regras e propostas diferentes e quero em meus próximos posts explicar melhor cada um.
Desde o início do meu mandato desenvolvemos o projeto Deputado por um dia, onde semanalmente cidadãos de todas as partes do estado acompanham nossas atividades no parlamento a fim de entender melhor o que se passa na Casa Tavares Bastos. Isso promove uma aproximação das pessoas com a política, por enxergarem de dentro como são realizadas nossas ações.
Veja também
Sobre o blog
Natural de Arapiraca-AL, é graduado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pós-graduado em Gestão Estratégica Empresarial, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração, em Lisboa, Portugal e em Direito do Consumidor pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). Foi superintendente do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL).
Arquivos
Últimas notícias

"Missão cumprida, mas justiça pela metade", desabafa mãe de Roberta Dias após condenações

Seprev entrega 273 Carteiras de Identidade Nacional garantidas pela Casa de Direitos

Acidente entre motociclistas no Bosque das Arapiracas deixa vítimas com escoriações

Motociclista sofre fratura após colisão com carroça em Maceió

Idosa de 88 anos é socorrida após mal súbito em Arapiraca
